Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Carta Convocatória: Assembleia Diocesana 2019

Uberlândia, 23 de novembro de 2018.

“Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque
à disposição dos outros o dom que recebeu ” 1Pd 4,10

Aos amados (as) Presbíteros, Diáconos, Consagrados (as) e todos os membros vivos de nossa Diocese.

No próximo ano de 2019, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, a realizar-se na primeira quinzena de maio, serão aprovadas as novas Diretrizes Pastorais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quinquênio. As Igrejas Particulares do nosso Brasil já se encaminham para a formulação de seus Planos Pastorais, sempre inspirados nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Alguém poderia perguntar: Será mesmo necessário outro Plano Pastoral para a Diocese de Uberlândia?

Nos nossos dias, a sociedade passa por mudanças bruscas e rápidas. É espantosa a velocidade dessas mudanças, trazendo em seu bojo grandes desafios. Basta pensar na velocidade na transmissão de dados, de imagens, de filmes etc. Na palma da mão, especialmente de boa parte da juventude brasileira, em segundos, descortina-se o mundo. Ainda, quase toda a população brasileira transferiu-se ultimamente para as cidades, sobretudo, para as grandes metrópoles, daí a necessidade de se buscar uma nova linguagem e, até mesmo, uma nova gramática para anunciar o Evangelho da Vida, da Alegria, da Paz, da Caridade ou, em outras palavras, apresentar o Rosto de Cristo, o mesmo, ontem, hoje e sempre (Hb13,8).

A Igreja Católica tem outro Timoneiro fazendo às vezes de Cristo: o Papa Francisco. Ele, com suas Encíclicas, iniciativas de outros Sínodos e, sobretudo, seu jeito de ser, sua personalidade, vem conclamando a todos os fieis para saírem ao encontro das periferias. Ele deseja uma “Igreja em saída”, uma Igreja continuamente missionária.

A missão da Igreja tem sua raiz, seu fundamento, na Trindade Santa tal como se manifestou na História, primeiro com a missão do Filho e depois, com a do Espírito Santo. Convido a todos os fieis: Presbíteros, Diáconos, Leigos (as), Consagrados (as), para, mediante a oração, a observação da nossa sociedade e a reflexão, que se preparem para este momento tão rico de graças para a nossa amada Diocese.  Abaixo seguem datas importantes:

16/02/2019 – Preparação para Assembleia Diocesana 2019 – Ver
Local: Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida
Horário: 08h às 12h

18/05/2019 – Preparação para Assembleia Diocesana 2019 – Julgar
Local: Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida
Horário: 08h às 12h

25/08/2019 – X Assembleia Diocesana de Pastoral 2019 – Agir
Local a definir
Horário: 07h às 17h

Nas mãos de Maria Santíssima, Mãe da Igreja, entregamos nossos esforços.
Santa Teresinha, gloriosa padroeira de nossa Igreja Particular nos auxilie com sua valiosa intercessão.
                                                                  

Dom Paulo Francisco Machado
Bispo da Diocese de Uberlândia

Confira a carta oficial clicando aqui

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!