Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação Pastorais e movimentos

COMIDI divulga Carta de Compromisso, fruto da Assembleia Diocesana

“Depois de termos vivenciado a graça de Deus, por meio da Assembleia Avaliativa-Propositiva de Ação Missionária da Diocese de Uberlândia, vimos, por meio do ELODAFE, divulgar uma carta, onde todos nos comprometemos a assumir algumas prioridades. Veja em seguida o fruto de nossa Assembleia e se disponham a caminhar conosco nessa empreitada, rumo a uma ‘Igreja discípula, missionária e misericordiosa’, segundo o que nos pede o Plano Pastoral Diocesano”. – Conselho Missionário Diocesano (COMIDI). 

CARTA DO CONSELHO MISSIONÁRIO DIOCESANO DE UBERLÂNDIA
“Sal da Terra e Luz do mundo” (Mt 5,13-14)

Aos diocesanos, missionários e missionárias e demais forças missionárias!

Respondendo ao mandato de Jesus Cristo: “como o Pai me enviou eu também vos envio” (Jo 20, 21), celebramos com alegria e muito ardor a Assembleia Avaliativa-Propositiva de Animação Missionária da Diocese de Uberlândia, no dia 10 de março de 2018, com o tema do Ano Nacional do Laicato: “Cristãos leigos e leigas sujeitos na Igreja em saída a serviço do Reino”. Fomos acolhidos para esta Assembleia no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, aonde vimos o vigor missionário das Comunidades Locais.

Tivemos a presença paterna de nosso bispo diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, e como assessores os componentes do COMIDI, que nos ajudaram a aprofundar o tema proposto e o objetivo da Assembleia: avaliar a ação missionária diocesana e propor novas ações de trabalho, à luz do Plano Pastoral 2015-2019.

A Igreja, chamada a ser missionária, nos leva a contemplar o rosto de cada pessoa, como destinatário principal da Missão. Com esta reflexão e com os trabalhos em grupo, fomos mergulhados no chão da missão e levados a escolher alguns compromissos que nos tornam sujeitos na Igreja em saída a serviço do Reino.

Com isto, levantamos as seguintes propostas:

1) Formação Missionária Permanente
2) Missões nos Assentamentos
3) Perseverança no Pós-Missão
4) Comunicação Eficiente
5) Formação dos COMIPA’s
6) Realização da Semana Missionária
7) Realização das Santas Missões Populares

Assumimos estas propostas como compromissos a serem trabalhados nos campos de ação missionária, como prioridades para nós, tendo como motivação a realidade e a vida do nosso povo:

a) FORMAÇÃO e ARTICULAÇÃO de missionários leigos, consagrados e ordenados;
b) COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA entre comunidades paroquiais.

Num mundo que clama por missão, somos chamados a ser profetas da esperança. No espírito das bem-aventuranças e conscientes do chamado missionário, contamos com a força da Trindade e a proteção de Maria Santíssima, a primeira discípula missionária.

Do Povo de Deus, Fieis Cristãos Missionários, da Diocese de Uberlândia!
Uberlândia-MG, março de 2018.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!