Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Diáconos Alan Carlos e Handley Gonçalves serão ordenados presbíteros

A Diocese acolherá dois novos padres no seu seio presbiteral em solenidade na Catedral Santa Teresinha 

A Igreja particular de Uberlândia acolherá neste próximo sábado (03) os Diáconos Alan Carlos e Handley Gonçalves, seus familiares, amigos e o povo de Deus para a solenidade de Ordenação Presbiteral que será presidida por Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano. A partir da celebração, os eleitos farão parte do Clero Diocesano, agora como presbíteros, e poderão contribuir ainda mais com o crescimento de seu povo.  A missa terá início às 9h e ocorrerá na Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. 

Em virtude deste momento de grande alegria para os eleitos e para a Diocese, o ELODAFE conversou com os Diáconos para saber quais foram os últimos passos rumo à Ordenação e as expectativas para essa nova fase, que por eles foi tão esperada. 

Alan Carlos  voltou à Diocese, após concluir seus estudos em Belo Horizonte em 2018. Desde a sua chegada, esteve trabalhando junto aos assentamentos na cidade de Uberlândia, que somam 12 comunidades rurais. Ao lado de Alan, estiveram Pe. Baltazar Salum e Ir. Marlena Roger, que atuam junto ao povo rural há quase 15 anos. Após a ordenação diaconal, em janeiro deste ano, o Diácono também atuou pastoralmente na Paróquia São José, de modo especial nas Comunidades do Bairro Shoppink Park, auxiliando o pároco, Pe. Marcos Borges. 

A preparação para a ordenação começou desde a sua infância, na cidade natal de Coromandel, onde junto a suas origens viu nascer a sua vocação em meio a fé dos que estavam ao seu redor. “A gente fica com muita expectativa, com o sonho de ser padre. É algo que vem da minha infância, com aquilo que vivenciei com minhas avós e minha família”, conta. Após o propedêutico e os anos vividos em Belo Horizonte, para Alan a expectativa para a Ordenação Presbiteral segue o mesmo entusiamo, alegria e simplicidade, que foram vivenciados na Ordenação Diaconal. Ainda para o futuro presbítero, a ansiedade ultrapassa a ele e ao Diácono Handley. “Estamos mais próximos ao nosso povo, sentimos falta daqui no tempo em que vivemos outra realidade. Eles ficam na expectativa assim como nós, esperando pela ordenação da mesma maneira”, relata. 

O Diácono Handley Gonçalves, nasceu no seio diocesano, na cidade de Araguari. Companheiro de formação do Diácono Alan, o eleito serviu a Paróquia Santa Rita de Cássia, após a sua chegada de Belo Horizonte. De modo particular deu maior atenção a Comunidade de Nossa Senhora da Abadia, auxiliando Pe. Guilherme Stort no pastoreio paroquial. Porém, para o Diácono, foi uma relação inversa. “Eles ajudaram mais a mim, do que eu a eles”, confessa. Além das contribuições pastorais, Handley se dedicou ao Serviço de Animação Vocacional da Diocese, onde está como assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional. Após a ordenação diaconal, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo também contou com a ajuda de Handley nas propostas e serviços pastorais.

Outro trabalho do Diácono foi junto ao Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), que junto a animação vocacional, somaram desafios. Porém, o eleito os considerou tempos muito gratificante para o futuro presbítero. Outras propostas ainda viram, e o diácono ainda dará continuidade no trabalho. A expectativa da ordenação não está só nele. “A ordenação está sendo muito esperada, de modo especial pelo meu pai. Também toda a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. No Glória, já me veem como padre. São mais de 9 mil famílias. É um sinal de que Deus vive para os pequenos”, acredita. 


Para ambos os eleitos, a Ordenação vem coroar os anos de preparação, as expectativas, sonhos e tudo o que foi compartilhado com a família, os amigos e o povo de Deus na Diocese de Uberlândia. O objetivo dos eleitos é que este novo tempo os faça proporcionar aos diocesanos, uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Por isso, é que o Centro de Comunicação da Diocese parabeniza os Diáconos por mais este importante passo e os deseja todas as bênçãos de Deus para as vossas vidas. Confira o convite para a ordenação e também para as primeiras missas:

 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!