Pastorais e movimentos

Diocese participou de Assembleia do COMIRE Leste II

Entre os dias 23 a 25 de fevereiro aconteceu, na casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, em Belo Horizonte, a 30ª Assembleia do Conselho Missionário Regional Leste 2. Com o coração ardente e desejoso de avançar para águas mais profundas, os participantes, que representaram a porção do povo de Deus das dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo, tiveram a oportunidade de partilhar suas experiências, para continuar na caminhada de animação missionária das diversas realidades, que compõem a Igreja do Regional Leste 2.

comire1

 

Com espírito de oração e coração aberto, o primeiro dia foi marcado pela acolhida de nosso bispo referencial, Dom José Lanza Neto, e pelo coordenador, Pe. José Geraldo de Melo. Também fomos motivados a dar boas-notícias de nossas realidades locais, envolvidos por uma espiritualidade encarnada, a partir do chão de nossa existência. Mais que lamuriar as “cebolas do Egito” é preciso anunciar, aos confins do Universo, a Boa-Nova do Senhor. Por isso, a importância de ressaltar o que de positivo já realizamos em nosso trabalho de missionários e missionárias. Envolvidos pela força do anúncio, representantes de 16 dioceses do Regional, JM, IAM, COMISE e CRB, trouxeram à tona as conquistas da ação missionária de suas realidades.

 

 

O segundo dia foi marcado por questões práticas da animação missionária, onde destacou-se a importância de uma metodologia a ser aplicada. Tivemos a oportunidade de refletir juntos as diversas áreas de atuação. Tudo isso à luz do 4º Congresso Missionário Nacional acontecido em Recife (PE), no ano passado, e a proposta da CNBB para o Ano do Laicato. Com a clássica metodologia Ver, Julgar e Agir, pudemos olhar para a história e entender os motivos da realidade desafiante da missão. A partir disso, à luz do Evangelho de Marcos, buscar o caminho a ser percorrido.

comire4

 

Constatamos a preocupante situação de um cristianismo sem Jesus de Nazaré, que gera uma dicotomia entre o seguimento de Jesus e o modo de ser Igreja. A proposta de ação, então, se faz na recuperação urgente da força curadora, regeneradora e libertadora de Jesus de Nazaré e de seu projeto Reino de Deus. Também tivemos a oportunidade de encaminhar diversas necessidades quanto à animação missionária, dentre elas a participação no 5º Congresso Missionário Americano, que este ano acontece em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, entre os dias 10 a 14 de julho; encaminhar os preparativos para a realização de Congressos Missionários, a nível de Província Eclesiástica. Sobretudo, ajudar nos encaminhamentos da Semana Missionária, ao apontar temáticas para uma reflexão adequada e a necessidade de ser uma semana de intensa espiritualidade missionária.

 

No Domingo tivemos a graça de contar com a participação da Ir. Alzira Munhoz, para uma manhã formativa. A partir das luzes de sua experiência missionária, entre os mais excluídos da sociedade, despertamo-nos para uma ação que extrapola o ambiente eclesial. Enfim, destacamos a importância da leitura popular da Bíblia e a leveza e certeza de que a missão é de Deus. Portanto, o Reinado de Deus acontece independentemente de nossas preocupações.

Nos alegramos pelo Evangelho de nossas vidas, somos testemunhas da Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo! Neste tempo quaresmal nossos pés se colocam a caminho, para que, renovados, vejamos a instauração definitiva do Reinado de Justiça, Amor e Paz!

Por, Handley Alves Gonçalves
Seminarista da Diocese de Uberlândia (MG)

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!