Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação Evento Sem categoria

DNJ 2017 reuniu mais de 600 jovens em Araguari

O dia 22 de outubro marcou os trabalhos do Setor Juventude Diocesano, atuante na Diocese de Uberlândia. Pela primeira vez após muitos anos, o DNJ (Dia Nacional da Juventude) foi realizado na cidade de Araguari. Mais de 600 jovens participaram de toda a programação que teve início às 08h30 na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santa Helena. 


Tendo como tema: “Jovens, eis aí tua Mãe” e lema: “Juventude que segue o Senhor, a exemplo da Mãe Aparecida”, o DNJ não teve apenas a  participação dos grupos de jovens e movimentos da cidade sede, mas também da cidade de Uberlândia, Indianópolis e cidades vizinhas. A programação contemplou a participação inicial de PC e Banda que abriu as festividades com muita música na acolhida.

Em seguida, o filósofo e teólogo Leandro Nazareth, marcou presença em mais uma edição trazendo palavras sábias de direcionamento a Juventude. Daltro Filho deu continuidade a programação falando sobre a Missão do Jovem, não somente na Igreja, mas também na família e na sociedade.  

A programação seguiu com a apresentação de um teatro sobre o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. O momento foi admirado e aplaudido por todos os jovens presentes. 

Logo em seguida, um delicioso almoço planejado e oferecido pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi servido gratuitamente a todos os jovens. A programação seguiu com uma apresentação e muita animação com o Ministério Eternizar que levantou a juventude. Nesse momento, o Setor Juventude foi surpreendido com um pedido de namoro de uma jovem do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a um jovem do mesmo movimento. Também houve muito amor no DNJ 2017. 

Após a animação, a ativista e membro do Movimento Católico Global do Clima, Patrícia Antunes, falou aos jovens sobre a Encíclica Papal Laudato Si, enfatizando o cuidado com a Casa Comum. Patrícia é residente na cidade de Patrocínio e um das três representantes do Movimento no Brasil. A sua fala foi de encontro ao tema nacional do DNJ 2017: “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra”. 

Encerramento 

O DNJ Araguari teve seu encerramento composto por dois momentos. O primeiro, pela Liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum,  presidida por Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano, e co-presidida por Pe. Eduardo César, Assessor Eclesiástico do Setor Juventude, Pe. Joéds Castro, pároco na Paróquia Santa Isabel de Portugal em Uberlândia e Pe. Ernane Silva, pároco na Paróquia São João Batista, também em Uberlândia.

Frei Éverton, Diácono José Luiz, atuante na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e Luciano Mota Peixoto, candidato ao Diaconato Permanente, também marcaram presença na celebração. Ao término da Missa, a Banda Dias de Paz promoveu o  Show de Encerramento do DNJ e celebrou com a juventude presente. 

DNJ Indianópolis 2018

Ao final da Missa presidida por Dom Paulo Francisco, Pe. Eduardo César anunciou junto aos assessores do Setor Márlon Bruno e Melissa Ribeiro a próxima cidade que sediará o Dia Nacional da Juventude: Indianópolis. A notícia foi recebida com muita surpresa, alegria e entusiamo pelos jovens do Grupo Viver e Expressar, da Paróquia Santa Ana.

O DNJ 2018 já tem data marcada e ocorrerá no dia 21 de outubro. Antes do anúncio, os assessores do Setor ressaltaram a importância de promover o evento em todas as cidades da Diocese, tendo em vista que a evangelização deve ocorrer em todo o território diocesano e não apenas em Uberlândia, que, em suma, deve ser entendida apenas como a cidade que dá nome ao território desta Igreja particular. Reforçando, ao final, a relevância da descentralização pastoral. 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!