Bispo Diocesano Destaque Diocese em Ação

Missa do Crisma por Dom Paulo Francisco Machado

Missa do Crisma 2019 

Por Dom Paulo Francisco Machado
Bispo diocesano de Uberlândia

A primeira leitura, retirada do livro de Isaías, é relato a sua vocação. Deus equipa com seus dons o homem frágil, para que possa desempenhar a missão que Ele lhe confiou.

Na segunda leitura, no texto do livro do Apocalipse, Jesus é apresentado como alfa e ômega, a primeira e última letra do alfabeto grego. Recordamo-nos aqui de Santo Agostinho a afirmar, “Para começar a viver é Ele o nosso criador (nosso Alfa) e para viver eternamente, deves tê-Lo como Redentor (é Ele o nosso Ômega).

O Evangelho: afirma-nos que a boa nova da salvação se realiza em Jesus. É Ele o libertador de toda e qualquer opressão: a física (cegos), a econômica (pobres) e a política (cativos). É em Cristo que o texto do Evangelho adquire pleno sentido, é Ele o ungido por antonomásia.

A celebração de hoje reúne todo o nosso clero, acompanhado do povo Santo de Deus que se espalha por todo o território diocesano (Araguari, Estrela do Sul, Grupiara, Cascalho Rico, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Araporã, Tupaciguara e Uberlândia) enche de alegria, de ação de graças os nossos corações. Ela é expressão riquíssima da misericórdia, sabedoria e amor de Deus que se compromete em Jesus Cristo, nosso Senhor para santificar e unir o seu povo, mediante os sinais sacramentais que nesta Santa Eucaristia vamos preparar.

O óleo do crisma, o santo myron a ungir a fronte dos cristãos, a cabeça dos bispos e as mãos dos sacerdotes, para que possam tomar um pedaço de pão, abençoá-lo e consagrá-lo, tornando-o Corpo do Senhor e, ao ser recebido pelos fiéis, unifica-os ao Corpo de Cristo.

O óleo dos catecúmenos concede a fortaleza a todos os batizados, pois que, sempre, mas especialmente nos nossos dias, permite-nos viver como Igreja discípula, missionária e samaritana, exigência de coragem e até heroísmo.

O óleo dos enfermos a pensar as feridas dos nossos irmãos doentes, que tantas vezes no leito de dor, ou até mesmo nos sofridos corredores de nossos hospitais estão completando em suas frágeis carnes, o que falta à paixão de Cristo, segundo afirmativa do apóstolo Paulo.

O Evangelho que há pouco ouvimos coloca na boca de Jesus, o Cristo, as palavras do profeta Isaías: “O Espirito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção”.

Todos nós cristãos, também ungidos pelo mesmo Espírito, formamos um só corpo e podemos abrir os lábios do coração e afirmar que também somos consagrados para a missão de espalhar o Reino de Deus, e aprofundá-lo cada vez mais no íntimo de nós.

Voltemo-nos agora para o altar, Cristo Jesus. Que Ele, por um lado acolha as agruras do ministério que exercemos em seu nome e, por outro saibamos reconhecer com alegria todas as graças, que Ele fez correr a favor das pessoas, pelas nossas mãos sacerdotais feridas, mas também ungidas. Cristo não é só o nosso único e insuperável mestre que apregoamos aos fiéis do alto da mesa da palavra, mas sobretudo o Salvador nosso e de toda a humanidade. Dele e de seu povo santo somos servidores, fazendo brotar do Mistério Pascal que celebramos os sacramentos salutares

Aqui, Senhor, neste dia tão santo em que instituístes o sacerdócio ministerial, queremos colocar em suas divinas e misericordiosas mãos a nossa vida, o nosso serviço à sua Santa Igreja.

No altar, apresentamos também tudo o que estamos a preparar para as nossas Novas Diretrizes de Pastoral. Que o nosso coração não esmoreça diante das dificuldades, mas cheios da luz divina possamos sentir a alegria de vivermos tempos tão ricos de oportunidades para a evangelização.

Que nossos braços não se cansem ante o desafio de construir a sua Igreja, nossos lábios não cessem de proclamar seu Evangelho e nosso coração jamais sinta a fadiga de anunciar e cantar o seu amor.

Agora, no silêncio de nosso coração, por um minuto, renovemos aquelas mesmas promessas do dia de nossa ordenação presbiteral, pedindo a fidelidade aos compromissos assumidos diante de Cristo e da Igreja.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!