Atos Jurídicos Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Nota de Esclarecimento – Sr. Sérgio Max Pinto Manhães

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

  1. A unidade é, e sempre será, a grande aspiração da Igreja de Cristo, uma vez que Ele mesmo manifestou claramente seu desejo ao Pai: “Que eles sejam um” (Jo 17,21). Ora, neste sentido os pastores da Igreja, os seus servidores, devem guardar ciosamente o precioso tesouro da unidade.
  2. O serviço prestado pelos padres de uma Igreja Particular (Diocese), deve exprimir unidade, comunhão entre os seus membros com o Papa e com o Bispo Diocesano. A menção de ambos em toda celebração eucarística indica claramente que o seu presidente (celebrante) está em comunhão com o Santo Padre e com o Bispo local, donde poder-se afirmar que aquela missa é celebrada licitamente.
  3. Não existe “padre vago”, isto é, padre que não esteja ligado – incardinado, é a expressão técnica – a uma diocese ou a uma ordem, a uma congregação religiosa.
  4. O senhor Sérgio Max Pinto Manhães, mais conhecido como Frei Sérgio, em carta datada de 13 de maio do presente ano, pediu-me desligamento da Igreja Católica.
  5. Desta forma ele se auto excluiu da Igreja Católica, mas, uma vez que ele continua a fazer celebrações e apresentar-se como padre e frei, quero advertir aos fiéis que não se deixem enganar acompanhando-o e prestando apoio ao seu pseudo-ministério presbiteral Católico.
  6. Os sacramentos que por acaso ele celebrar, são ilícitos e até mesmo inválidos, como por exemplo: matrimonio e confissões.
  7. Os que o apoiam e contribuem com seu ministério, recebendo dele os sacramentos e sacramentais, também deixam de pertencer à Igreja Católica.
  8. Convidamos os fiéis a rezarem pela conversão deste nosso irmão.
  9. A Santa Sé tomará conhecimento de tais fatos e serão tomadas de modo definitivo que é de sua competência.

Uberlândia, 20 de julho de 2018

Dom Paulo Francisco Machado
Bispo Diocesano de Uberlândia

Para conferir a nota assinada pelo bispo diocesano, clique aqui

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!