Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Os cristãos e as Eleições 2018 – Texto III

Eleições como exercício da cidadania

Cidadania é uma construção coletiva dos homens e das mulheres pelos seus direitos e deveres sociais, que tem como fundamento a liberdade, o respeito às diferenças, a gentileza, a misericórdia, a defesa da vida, o cuidado com a pessoa humana e com nossa casa, a mãe terra, enfim com a dignidade humana.

No evangelho de São Lucas 4,18-19, podemos nos apoiar na espiritualidade da missão cristã e que nos ilumina na prática da cidadania: “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.”

A construção da cidadania tem como pressuposto a participação da comunidade nas suas várias dimensões: nas associações de bairros, na comunidade escolar, na comunidade religiosa, nas associações pela luta da saúde pública de qualidade, na participação dos movimentos sociais, nas pastorais, nas Comunidades Eclesiais de Base. Portanto, a vida comunitária é o sentido fundamental da experiência da cidadania.

A construção coletiva da ação cidadã é um ato político, sendo as mesmas as raízes das palavras política e cidadania, isto é, originam do conceito de cidade; viver na cidade é viver em comunidade, superando o individualismo e o exclusivismo, este tão recorrente nos dias de hoje. Participar da política é ação da cidadania na construção das políticas públicas da assistência social, da educação, da saúde e da cultura. Nesse sentido, a participação na política não se reduz somente à política partidária, mas em todas as nossas ações, dentre elas, quando participamos da vida comunitária estamos realizando um ato político e construindo uma sociedade democrática.

As eleições é um dos instrumentos do ato político. Assim, o cristão católico não pode ser indiferente a esse ato, pois a apatia social é uma omissão do eleitor, embora saibamos que estamos vivendo uma desesperança e uma crise social, política e econômica. Mas são nos momentos de crise que somos capazes de nos reerguemos. Assim como a Ressurreição de Cristo venceu a morte, também neste contexto vencemos a fome, a desigualdade social, o ódio, o preconceito social, racial e sexual para construir uma sociedade digna, justa e para todos/as.

A Igreja Católica não é alheia às eleições, por isso sempre elaborou documentos e cartilhas para a conscientização dos eleitores sobre a importância e a responsabilidade do voto, como está realçado na Cartilha de Orientação Política: Os Cristãos e as Eleições 2018 – “Alegres por causa da Esperança” (Rm 12,12) – CNBB REGIONAL SUL 2 p. 12: “O objetivo é ajudar o povo a formar uma consciência cidadã e dialogar sobre o processo político em nossos municípios e estados.”

E, por fim, as eleições é uma das ações importantes e fundamentais na consolidação da democracia, porque envolve todo o povo. O peso do voto é igual para todos, por isso o processo eleitoral deve ser transparente, é preciso uma efetiva participação popular consciente, que deve discutir e conhecer os projetos dos partidos e as práticas políticas dos candidatos.

A consciência cidadã não deixa o eleitor cair no canto da sereia da compra do voto, não permite que a elite econômica conduza as eleições e não deixa cair na tentação da omissão, isto é: “Votar nulo ou branco é como a atitude de Pilatos, que lavou as mãos. A melhor forma de protestar contra corruptos é votar num bom candidato e depois acompanhar e fiscalizar os eleitos.” (Cartilha de Orientação Política: Os Cristãos e as Eleições 2018 – “Alegres por causa da Esperança” (Rm 12,12) – CNBB REGIONAL SUL 2) p. 20

VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS!!!!

Comissão Diocesana de Justiça e Paz – Diocese de Uberlândia – 2018

ATENÇÃO! Leia a Cartilha de Orientação Política – Os cristãos e as Eleições 2018, CNBB, Regional Sul 2. Para ter acesso a compra do material, clique aqui

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!