Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação Sem categoria

P. N. Srª. das Dores celebrará 50 anos de vida pastoral

Neste próximo domingo (07), a Paróquia Nossa Senhora das Dores celebrará a Solenidade de seu Jubileu de Ouro: 50 anos de vida pastoral. Criada no dia 06/04/1969, por Dom Almir Marques Ferreira, a comunidade de fé do bairro Fundinho coleciona histórias, passadas de geração em geração, que alimentam a fé de seu povo. 

A preparação para essa importante celebração, teve início em janeiro. Os paroquianos, junto a Pe. Flávio Barbosa, pároco, escolheram concretizar um pedido do Papa Francisco: ser uma “Igreja em Saída”. Deste modo, a Paróquia se preparou para visitar e celebrar missas nas casas dos moradores do bairro Fundinho, de modo especial, priorizando aqueles que permanecem enfermos. 

Rafael Barbosa, sacristão paroquial, contou ao ELODAFE que o bairro é composto por muitos prédios e condomínios, o que dificultou um pouco o processo. “Vivemos em uma sociedade secularizada, onde as pessoas se fecham cada vez mais em si mesmas. Isso acabou dificultando o ‘ir’ ao encontro do povo”, afirmou. 

Mas, a realidade não os confrontou. Desde o início da preparação, em todas as quartas-feiras, missas foram celebradas. Cerca de 70 paroquianos participaram de todo esse processo que se encerrou nesta última quarta-feira, dia 03. Outra iniciativa foi realizada aos domingos. Através dos registros do livro do tombo, a história da Paróquia foi contada aos presentes na Igreja Matriz, antes do início na celebração eucarística, compondo um memorial. 

O objetivo foi contar a história para as novas gerações, para que pudessem viver, ao menos um pouco, a caminhada iniciada pelas Irmãs da Congregação de Jesus Cristo Cruscificado. Elas foram as precursoras da vida pastoral paroquial. No início da comunidade, a Igreja Nossa Senhora das Dores pertencia a Catedral Santa Teresinha.

Para Pe. Flávio Barbosa, a hora é de celebrar e dar graças a Deus pela história paroquial. “É um momento importante de resgatar a história  de tudo aquilo que foi feito e está sendo feito nesses 50 anos. Foi um trabalho de escuta e de oração de um povo que compõem essa história”. O pároco aproveitou e dirigiu um convite aos diocesanos: 

Eu gostaria de convidar toda a Igreja diocesana para que se faça comunhão e oração neste momento tão bonito para a Nossa Senhora das Dores nesse ano jubilar. E, aos que puderem, venham celebrar conosco essa grande alegria. Vai ser uma alegria tamanha poder contar com a presença de todos”. 

O tríduo em preparação para a Solenidade teve início na noite de ontem (04), com missa presidida por Pe. Márcio Gonçalves. Hoje (05) a Paróquia receberá Pe. Edvaldo Pereira, que esteve na Paróquia por 16 anos. Amanhã (06), buscando alimentar a unidade com a Província, Pe. Leandro, da Diocese de Ituiutaba, presidirá a celebração. No dia 07, domingo, a missa será presidida por Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano de Uberlândia. 

A Matriz está situda à Rua Coronel Severiano, 191, no Bairro Fundinho. Confira a o convite, agende-se e participe: 

Divulgação: P. N. Srª das Dores

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!