Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Pastoral Familiar prepara V Congresso Diocesano

Na manhã da última quinta-feira (09), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima acolheu o clero diocesano para mais uma reunião mensal. Na ocasião, Pe. Joaquim Porto, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, apresentou a proposta do V Congresso Diocesano da Pastoral Familiar. Programado para os dias 18, 19 e 20 de outubro, o evento tem o objetivo de contribuir para a formação dos agentes da Pastoral nas Paróquias da Diocese e abrir a oportunidade para todos os que são convidados a contribuir com este importante trabalho na Igreja particular de Uberlândia.

O tema escolhido para o trabalho foi: “Angústias e Alegrias da Família hoje” sob o lema: “Para que todos tenham vida”. A fim de que a Pastoral se prepare melhor para o V Congresso, a organização acolherá até o dia 30 de junho, sugestões do Clero para este tempo frutuoso. Assim, reforçamos que os agentes das pastorais paroquiais possam se unir aos seus pastores para traçar sugestões que abracem as necessidades de cada uma de suas comunidades. Elas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]

Agentes de toda a Diocese podem se agendar para participar. Em breve, a Pastoral irá divulgar, através do ELODAFE, mais informações sobre o Congresso e como fazer para participar. O Centro de Comunicação Diocesano (CCD) deseja que o tempo de preparação seja frutuoso e que bons frutos possam ser colhidos deste trabalho ímpar que vem sendo realizado em prol das famílias da Diocese. 

Confira a Carta ao Clero na íntegra: 

Reverendíssimos pastores,

A Comissão Diocesana de Pastoral Familiar, com a anuência do Ex.mo Rev.mo Bispo Diocesano Dom Paulo Francisco Machado e da Coordenação Diocesana de Pastoral realizará nos dias 18, 19 e 20/10/2019 o V Congresso Diocesano de Pastoral Familiar destinado aos agentes de pastoral que atuam nos três setores da Pastoral Familiar. Nosso intuito é propor uma formação não somente para as lideranças já atuantes em nossas comunidades, mas, sobretudo dar a oportunidade para aqueles que nem sempre são convidados a participar de momentos como estes. Logo, contamos com o apoio e o incentivo de todos no encaminhamento e promoção deste evento em suas paróquias e comunidades.

O Congresso será realizado tendo como horizonte o tema: “Angústias e Alegrias da Família hoje” e como lema: “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10). Nos pautamos no direcionamento pastoral transmitido pelo Concílio Vaticano II de atualizar e se fazer presente no mundo de hoje, como uma Igreja aberta, em sintonia com nossas famílias e em concordância com o Papa Francisco que nos pede uma Igreja em saída, missionária e misericordiosa. Não é nossa finalidade, um Congresso voltado para realidades internas e desejosos de valorizar pessoas ou egos, mas, sim, de ir ao encontro das necessidades reais e do entusiasmo de ações que já vem sendo realizadas em nossa Diocese e dando os frutos concedidos pela graça de Deus.

Dentre os tópicos que queremos abordar, podemos listar: as diversas formas de violência sofrida pelas famílias; a educação, inclusive para portadores de necessidades especiais; as relações entre a família, o mundo e o jovem tendo como parâmetro o documento final do Sínodo dos Bispos direcionado para a juventude; bem como as dificuldades das famílias que convivem com as mais diversas enfermidades corporais e como estas afetam o meio de vida de cada uma delas.

A Pastoral Familiar já está mobilizada junto a instituições e organismos sociais e públicos no interesse de contar com apoio deles na sugestão de temas e oficinas. E nesse sentido, contamos também com o apoio e a sugestão de vossas reverendíssimas, para o enriquecimento e o bom êxito deste V Congresso.

Solicitamos que as sugestões sejam direcionadas para o e-mail: [email protected] até o dia 30/06/2019. Seria de bom grado que também os agentes de pastoral familiar de vossas paróquias possam também encaminhar suas demandas para nós. Quanto maior for a colaboração, certamente o êxito será proporcional.

Contamos com intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e com a graça de Deus para o bom encaminhamento deste Congresso. Certos de vossas colaborações, já agradecemos e nos colocamos à disposição.

Em Cristo,

Comissão Diocesana de Pastoral Familiar

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!