Colunistas Diocese de Uberlândia

Pastoral Presbiteral

retiro

Durante o mês de agosto a Igreja no Brasil nos convida a refletir sobre as vocações. Como no dia 4 de agosto celebramos a memória de São João Maria Vianney, patrono dos padres, é oportuno refletirmos sobre a importância da Pastoral Presbiteral.

Os Encontros Nacionais dos Presbíteros (ENP) têm salientado a importância da colegialidade e da fraternidade entre os presbíteros. De modo especial o 7º ENP (1998) ressaltou a necessidade da criação da Pastoral Presbiteral e destacou que compete ao Bispo Diocesano e ao Conselho Presbiteral motivar e organizar a Pastoral Presbiteral tendo em vista o cuidado pela vida e o ministério dos presbíteros.

O Bispo, como Bom Pastor, deve ser aquele que preside seu presbitério na caridade e com o coração de pai zela pela comunhão e a unidade dos presbíteros.

A Pastoral Presbiteral deve ser um espaço de convivência fraterna entre os presbíteros de tal modo que eles possam manifestar, na comunhão com seu bispo, a beleza e delicadeza da Igreja que é comunhão, serviço e missão.

A Pastoral Presbiteral deve favorecer para que o presbitério crie um clima de cordialidade, amizade, mútuo-apoio e caridade fraterna. Deve se interessar pela vida dos presbíteros na realidade concreta de suas necessidades, tais como, o cuidado para com os idosos, os doentes, aqueles que se encontram em situações difíceis, etc. Outra importante aspiração nas atividades desenvolvidas por essa pastoral é a de suscitar a consciência de que o problema de cada presbítero envolve todo o presbitério, pois são todos são irmãos.

Na Pastoral Presbiteral, os presbíteros se acolhem em verdadeiras experiências de partilha de vida. A realidade pastoral pode ser discutida e partilhada para que todos estreitem os laços de seu serviço evangelizador ao Povo de Deus.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas por essa pastoral, merece destaque as manhãs de espiritualidade que são abertas a todos os presbíteros da diocese. Essas manhãs são momentos fecundos nos quais os presbíteros acolhem a reflexão conduzida por algum padre ou bispo convidado e se dedicam pessoalmente à escuta da Palavra de Deus, à oração e à meditação sobre sua vida e missão.

Que São João Maria Vianney interceda para que vivamos na unidade e na caridade.

_________________________________

Pe. Márcio Gonçalves

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!