A Província Eclesiástica de Uberaba, composta pelas Dioceses de Ituiutaba, Patos de Minas, Uberlândia e Arquidiocese de Uberaba, iniciou na noite de ontem (18) no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Uberlândia, a Atualização Teológica de seus Presbíteros.
O encontro teve abertura com missa presidida por Paulo Francisco Machado, bispo diocesano de Uberlândia e co-presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba e presidente do Regional Leste II da CNBB, Dom Irineu Andreassa, bispo diocesano de Ituiutaba, Dom Cláudio Nori Sturm, bispo Diocesano de Patos de Minas, e pelos padres das quatros Dioceses presentes. A PASCOM (Pastoral da Comunicação) do Santuário transmitiu a missa completa, ao vivo, pelo seu canal do YouTube. A transmissão pode ser acessada clicando aqui.
Foto: PASCOM Santuário
Este ano, a Atualização tem como tema a Síndrome de Burnout, e está sendo assessorada por Pe. Antônio Tatagiba Vimercat, Psicoterapeuta e Presbítero da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo. As atividades seguem até a manhã desta quarta (20) e serão encerradas com um almoço de confraternização entre os presbíteros presentes.
As atividades de hoje (19) tiveram início com o café da manhã e continuam durante todo o dia no Salão Dei Verbum do Centro Pastoral do Santuário. A Atualização terá encerramento na manhã desta quarta-feira (20) e, em seguida, será realizado um almoço de confraternização com todo o clero presente.
Desejamos a todos os presbíteros boas vindas ao território diocesano de Uberlândia, certos de que a Atualização é parte importante na formação contínua do clero. Através dela, o trabalho do pastor se torna cada vez melhor para as suas ovelhas e com isso, a vida pastoral das Paróquias e Comunidades das Dioceses se torna mais frutuosa e repleta da ação evangelizadora de Jesus Cristo.
Saiba mais
A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
Adicionar comentário