Atos Jurídicos

11/11/2013 – Nota de esclarecimento – Mosteiro das Irmãs Concepcionistas (Medalha Milagrosa)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Bispo Diocesano de Uberlândia-MG, Dom Paulo Francisco Machado, vem esclarecer ao povo de Araguari, quanto às notícias veiculadas sobre o ‘fechamento’ do Mosteiro das Irmãs Concepcionistas (Medalha Milagrosa).

Ao longo de quase cinquenta anos da instalação canônica do Mosteiro de Santa Beatriz e da Imaculada Conceição (Medalha Milagrosa) na cidade de Araguari, em nossa Diocese, tanto os Bispos Diocesanos quanto os Padres, nunca deixaram de prestar toda assistência religiosa, material e espiritual à comunidade monástica das Irmãs, na sua missão de viver em silêncio e oração pelo povo de Deus.

Todo mosteiro é uma organização religiosa com suas próprias leis e seus regulamentos para o cumprimento da vida para a qual fizeram opção, assumindo os votos de obediência, castidade e pobreza, além das particularidades próprias desse estilo de vida tão antigo na Igreja.

Os mosteiros estão organizados em Federação com a Diretoria e o Assistente Eclesiástico, designado pela Santa Sé, que cuidam do bem geral dessas comunidades, fazendo visitas periódicas para animar na vivência do ideal religioso e orientar na solução de problemas diversos, como é o caso do Mosteiro de Araguari-MG, onde vivem quatro monjas, todas com idade avançada e saúde frágil, exigindo-se cuidados especiais nesse estágio da vida.

A Diretoria da Federação dos Mosteiros Concepcionistas no Brasil, em diálogo respeitoso com as monjas de Araguari, ofereceu alternativas para ampará-las, mas sem forçá-las neste contexto existencial, pois Deus sempre nos deixa a liberdade de agir contra a sua vontade.

Assim se esclarece que a Diocese de Uberlândia, tampouco a Paróquia Nossa Senhora do Rosário não tem poder de jurisdição sobre o mosteiro, o que compete aos seus superiores hierárquicos. O que estamos tentando, com amor fraterno e respeito, é ajudar as queridas monjas a decidir o que é melhor para elas, devido a sua idade e impossibilidade de levar adiante as atividades do mosteiro. Entretanto, qualquer decisão não cabe à Diocese de Uberlândia e sim à Federação dos Mosteiros Concepcionistas.

Que fique esclarecido: o Mosteiro das Irmãs Concepcionistas (Medalha Milagrosa) em Araguari-MG não está à venda. Quanto à transferência ou não das monjas para outra casa da Ordem da Imaculada Conceição só se dará com a devida adesão e obediência das referidas irmãs aos seus superiores.

Unamo-nos em espírito de oração, suplicando a intercessão da Virgem Imaculada e de Santa Beatriz, tanto pelas quatro monjas residentes em nossa Diocese, como pela Igreja chamada a anunciar a Boa Nova entre nós.

Dado e passado na Cúria Diocesana de Uberlândia aos onze de Novembro de 2013.

Atenciosamente.

Dom Paulo Francisco Machado

Bispo Diocesano de Uberlândia-MG

[button color=”black” link=”https://www.elodafe.com.br/wp-content/uploads/2013/11/nota-de-esclarecimento-mosteiro-irmas-concepcionistas.pdf” size=”big” target=”_self” font=”georgia” align=”center”]Download do documento na íntegra[/button]

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!