Diocese de Uberlândia Em Destaque

"Eu quero consumir as minhas energias na causa do reino de Deus", afirma novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças

Com a participação de grande número de fiéis, a Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, em Uberlândia, em Celebração Eucarística presidida pelo vigário-geral da Diocese, Pe. Edvaldo Pereira de Sousa, recebeu nessa quarta-feira (02) o seu novo pároco, Pe. Márcio Antônio Gonçalves.

10502400_780041742016653_970694728000608049_n

A leitura da provisão, na qual a Diocese de Uberlândia apresenta à Paróquia o novo pároco, foi proferida pelo diácono transitório, Eduardo César.

Em sua homilia, Pe. Edvaldo Peeira iniciou contando aos fiéis presentes à celebração alguns momentos de sua própria história com a região na qual hoje está situada a Paróquia Nossa Senhora das Graças. Fazendo memória de alguns padres que, no passado, contribuíram com o apostolado da Diocese nessa mesma região, o vigário-geral disse: “[…] chegamos aqui para cuidarmos de toda a região que fazia parte dessa Paróquia. Antes, tudo pertencia à Paróquia Bom Jesus. Tínhamos que correr para atender aos muitos grupos de evangelização, reuniões, e compromissos assumidos. Lembro-me de que havia aqui tão somente a base para a construção do que hoje é este templo”, recordou.

Confira abaixo alguns trechos da homilia de Pe. Edvaldo Pereira

“[…] Conheço muitas pessoas que estão aqui presentes, testemunhando, vivendo a vida de comunidade. Isso é muito importante na vida da gente. Os conselhos paroquiais, as decisões que eram tomadas, e depois encaminhadas, ainda trago vivo na memória. Hoje estamos aqui nesse momento tão significativo para a vida da Diocese e também para a vida desta Paróquia, para a vida de todos vocês. Nesse dia em que esse nosso irmão, Padre Márcio Gonçalves, assume como pastor desta paroquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa. […]

Na alegria da fé, nós celebramos este momento. Naquela mesma fé professada por Pedro e Paulo que meditamos domingo passado [Solenidade de São Pedro e São Paulo]. “Quem dizem os homens que eu sou”, perguntou-lhes Jesus. Pedro respondeu em nome de toda a comunidade: “Tu és o Cristo, filho do Deus vivo”. É a mesma fé que sustentou todos os cristãos ao longo dos tempos para anunciar a boa nova da salvação, no sentido integral, e não apenas do eterno, mas desde agora, a fim de que todos vivam dignamente.

Nessa mesma fé, Padre Márcio vem professá-la com vocês. […] Os pequenos se abrem à Palavra de Deus que nos faz caminhar no dia-a-dia junto com os irmãos e irmãs. Anunciar a Palavra, celebrar a vida, os Sacramentos e viver assim em torno de Deus, cada dia, construindo o reinado de Deus.

A Palavra de Deus é importante e nós temos que valoriza-la. A presença de Jesus liberta, transforma, dá vida nova. Aqueles homens que tinham aqueles problemas psíquicos, emocionais, traumas, tantos fatores que os levaram a viver no isolamento. Todos os outros tinham medo deles. Ninguém se aproximava deles, tinham preconceito deles. Jesus [porém] foi ao encontro deles. A presença de Jesus indo ao encontro deles os transformou. Jesus fez com que eles descobrissem a dignidade da vida; a de serem filhos de Deus. Eles foram libertados daqueles traumas que os impediam de viver em comunidade, na partilha da vida, no trabalhar juntos. [De fato] isso não conseguimos fazer sem Jesus. Precisamos conhecê-lo, amá-lo, assumindo-o na nossa vida como Senhor de nossa existência.

Nessa nova etapa da vida da paróquia, que vocês caminhando juntos com o Padre Márcio, sob o pastoreio dele, vocês possam se tornar seguidores de Jesus Cristo, acolhendo-o como Senhor e sua presença libertadora, para uma vida, como irmãos e irmãs.

Que o Espírito Santo ilumine a todos. Que o Pe. Márcio seja muito abençoado”, finalizou.

 

10462668_780039278683566_3234239513101029985_n

Na oração da assembleia, os fiéis, por sua vez, rezaram:

“Pelo nosso novo pároco, Pe. Márcio Gonçalves, que agora posto à frente dessa comunidade paroquial, seja iluminado pelo divino Espirito Santo e que, com seu zelo pastoral pela causa do Senhor, a faça sempre mais viva e unida no Senhor” e pela própria comunidade pediu: “Por todo nos aqui reunidos, para que saibamos usar os bens terrenos concedidos por Deus de tal modo que tenhamos os olhos fixos no Senhor”.

Ao término da Celebração Eucarística algumas pessoas proferiram mensagens ao novo pároco.

“Padre Márcio, em nome da paróquia… nós te agradecemos pelos oito anos e sete meses conosco nos trazendo muito amor, sabedoria e paz. Desejamos que nessa nova caminhada o senhor continue iluminado por Deus e ungido pelo Seu Espírito Santo. Temos muitas lembranças boas do senhor e que o senhor continue frequentando as nossas casas. Desejamos que o senhor seja muito feliz e obrigado por tudo”. Nubilene Teresa (Paróquia Divino Espírito Santo)

“Padre Márcio, seja bem-vindo à sua nova Paróquia. Nós o acolhemos confiantes, pois o senhor veio para nos ajudar a crescer, visando o amor a Deus e ao próximo, ajudando-nos a sermos uma comunidade de irmãos. Que o Espírito Santo de Deus o conduza e o ajude nessa nova comunidade de fé. Que seja feliz nessa nova morada. Te desejamos paz, amor e fraternidade para conduzir seu povo na fé. Pe. Márcio, receba também as chaves das nossas casas e de nossos corações e que Maria te acolha de braços abertos”. Jesus Divino de Oliveira (Paróquia Nossa Senhora das Graças)

Confira abaixo as palavras de agradecimento de Pe. Márcio Gonçalves

10505491_780043772016450_2122270631771849278_n

[box type=”error”]

Ao final dessa celebração, minhas palavras não poderiam ser outras senão de gratidão. Primeiro, a Deus que me constituiu como ministro na Sua Igreja nesses quase 20 anos de ministério presbiteral. Louvo e agradeço a Deus que, não obstante minhas fragilidades, me constituiu presbítero. Minha gratidão ao bispo diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, que me constituiu pároco desta Paróquia Nossa Senhora das Graças. A ele, manifesto minha afetividade e gratidão. Minha gratidão ao pároco anterior, José de Anchieta. Ontem liguei para ele para agradecer-lhe. Ele está em visita à sua mãe e, por isso, não pôde estar aqui nesta noite. A ele minha gratidão pelo trabalho realizado aqui nesta Paróquia. Ao diácono permanente Luiz Mauro que esteve com o Padre Anchieta e que neste intervalo de vacância muito colaborou para que as atividades pudessem acontecer da melhor forma possível. Agradeço ao Pe. Edvaldo Pereira que na ausência do bispo diocesano veio presidir essa celebração e em seu nome me empossar como pároco desta Paróquia. Aos padres que aqui se fazem presentes, muito obrigado. Os padres formam uma família: a nossa família presbiteral. É muito importante contar com a amizade e a fraternidade de vocês. Unidos, nós podemos ajudar a Igreja a caminhar para águas mais profundas. Minha gratidão ao povo da Paróquia Divino Espirito Santo; Comunidade São João Batista, Nossa Senhora da Abadia, São Domingos, da Matriz. Foram oito anos e sete meses felizes, de realização. A vocês, a minha gratidão. Quero agradecer ao diácono Geraldo, um incansável, um homem extraordinário. Quero agradecer a tantos amigos: Pe. Amauri, Pe. Durval Baranovske […]. Minha gratidão à comunidade terapêutica Nova Criatura. Desde muito tempo que estamos caminhando juntos. À comunidade Bethânia que também está aqui, quero agradecer a amizade fraterna. As comunidades aqui da Paróquia Nossa Senhora das Graças, meu muito obrigado. Eu sou padre e quero consumir as minhas energias na causa do Reino de Deus. Vamos caminhar por muitos anos juntos na amizade e na fraternidade. Contem comigo, sempre. Finalmente, eu quero agradecer aos meus irmãos que estão aqui presentes […]. Queira Deus que a nossa caminhada seja fecunda e possamos ser fecundos aqui nesta Paróquia.

[/box]

________________________

O CCD – Centro de Comunicação Diocesano – deseja ao Padre Márcio Gonçalves um tempo fecundo em seu ministério e em seu pastoreio junto à Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, bem como aos seus paroquianos.

Para conferir outras fotos da missa de posse canônica de Pe. Júlio Urzedo, acesse nossa fanpage:www.facebook.com/elodafe

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!