Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

A Espiritualidade no V Congresso Diocesano da Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar da Diocese de Uberlândia promoveu dos dias 18 a 20 deste mês de outubro o seu V Congresso Diocesano. Com o objetivo de levar detalhes do Congresso a todos os diocesanos, o ELODAFE publicará dois artigos sobre o evento. O primeiro foi escrito pela agente Tayná Carvalho Buiatti, que esteve na coordenação da equipe de intercessão. Confira o seu artigo no texto abaixo. 

A Espiritualidade no V Congresso Diocesano da Pastoral Familiar 

O V Congresso Diocesano da Pastoral Familiar tinha como tema as Angustias e Alegrias da Família e eu, como coordenadora da equipe de intercessão desta pastoral, fiquei com a missão de participar do evento dentro da capela, pertinho Daquele que era a razão e a finalidade de tudo,  o Nosso Senhor Jesus em corpo, alma e divindade. E me faltam palavras para descrever os maravilhosos momentos vivenciados na presença Dele. Enquanto todos os agentes lá em baixo se desdobravam para fazer acontecer tudo o que tinha sido preparado, para acolher com um sorriso,  preparar o cafezinho e o almoço,ligar uma luz, receber os palestrantes,  garantir que o som estivesse na altura correta, eu havia recebido a permissão para assim como Marta, ficar com a melhor parte e me agraciar da companhia do nosso amado Pai.

Lá de cima, na salinha reservada para a capela, posso garantir pra vocês que tive a oportunidade de sentir com Jesus verdadeiramente as angustias e as alegrias da família. Intercedendo pude sentir o quanto as famílias estão sedentas de Deus, pedindo socorro, desesperadas por informação, amparo e cuidado.  E a cada palestra, quando eu me permitia descer pra beber uma água ou me alimentar, podia perceber o brilho no olhar de cada um, o semblante de desconfiança se transformando em esperança. E em um determinado momento, ao olhar em volta me vi cercada pela minha família. Meus pais que são os coordenadores diocesanos da pastoral familiar, meus sogros que foram me apoiar reforçando a minha equipe de intercessão, meu esposo que é músico e me acompanhou preparando lindas músicas de adoração, e a minha filha de 3 anos que teve a oportunidade, em alguns momentos, de ficar juntinho de Jesus comigo na capela.  E, envolta por essa presença que transbordava o amor que Deus tem pela minha família, senti que não mais era necessário implorar pela misericórdia de Deus, não mais era necessário pedir pra que Ele tomasse conta de tudo e que os congressistas ali presentes fossem tocados a transformarem suas famílias e a multiplicarem o aprendizado em suas paróquias, porque eu senti lá no fundo do meu coração que Nosso Senhor já estava agindo porque Ele mais do que ninguém ama a família e não mede esforços para encher de bênçãos todos aqueles que se dedicam a cuidar das famílias.

E neste momento começamos a louvar e agradecer a Ele, dando nosso testemunho pessoal de todas as maravilhas que Ele já realizou em nossas vidas e em nossas famílias. Emocionados pudemos em nome de todos, demonstrar nossa imensa gratidão que transbordava felicidade e plenitude em nossa alma. Depois desse momento, desci para falar com minha mãe que é a coordenadora, para saber se ela tinha alguma intenção em especial, alguma situação lá do Congresso que ainda gostaria que nós colocássemos diante do Santíssimo, e ela me respondeu o seguinte: não precisamos pedir mais nada, eu só tenho uma palavra em meu coração pra te falar nesse momento, gratidão.

Ao ouvir essas palavras senti um arrepio e uma certeza muito grande de que o Espírito Santo de Deus cuidou de cada detalhe e que esse V Congresso marcou o início de uma verdadeira transformação nas famílias que pertencem a todas as Paróquias da nossa Diocese de Uberlândia, porque a maior bênção que Ele tem pra nos dar virá a partir do árduo trabalho que faremos agora após o congresso, quando encontrarmos de fato com as diversas situações de vulnerabilidades nas famílias que nos forem apresentadas.

Por, Tayná Carvalho Buiatti
Agente da Pastoral Familiar
Coordenadora da Equipe de Intercessão
V Congresso Diocesano da Pastoral Familiar 

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!