Diocese de Uberlândia Em Destaque

A Palavra de Deus é viva, eficaz

Desde o ano de 1971, o mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia. Por meio da CNBB somos chamados a dar a atenção devida a Deus que nos fala muito particularmente por meio da Sagrada Escritura. Para incentivar a leitura da Bíblia, o papa Francisco recentemente distribuiu na Praça São Pedro, livretos dos Evangelhos aos fiéis que lá estavam presentes. Há um empenho de salvação neste agir da Igreja que é Mãe e Mestra.

O escritor sagrado na carta aos Hebreus nos diz que ‘a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração’ – Heb 4, 12.

palavradEUS

A palavra de Deus é viva, pois ‘com efeito o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala’ ( DV 21). Quando o fiel se dispõe à leitura orante da Bíblia ele faz a experiência do encontro com o Pai celeste. Pelo Pai do céu é instruído e vai a Jesus, assim ele nos assegurou: ‘todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim’ – Jo 6, 45. Então a Bíblia é também encontro com Jesus Senhor e Salvador. Por fim, a Bíblia é lugar de encontro com o Espírito Santo, uma vez que ‘as coisas divinamente reveladas, que se encerram por escrito na Sagrada Escritura e nesta se nos oferecem, foram escritas sob a inspiração do Espírito Santo’ (DV 11).

A palavra de Deus é eficaz, ela age na vida do fiel. Aquele que toma a decisão de se prostrar junto à Palavra diariamente faz a experiência daquilo que o profeta Isaias fala: ‘assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão’ – Is 55, 11. O fiel experimenta a eficácia da palavra divina que não volta antes de frutificar na terra onde cai.

Quantas vidas transformadas porque se dispuseram ao encontro com Deus por meio da leitura diária da Bíblia. Que este mês de setembro possa marcar a vida de muitos católicos brasileiros na decisão de se aproximarem deste TRONO DA GRAÇA que é a Bíblia e nela encontrar o auxílio oportuno de salvação que é oferecido a todos.

______________

Por, Ana Neucele

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!