Diocese de Uberlândia Em Destaque

Abertura do centenário da Mãe Peregrina em Uberlãndia

A coordenadora do Movimento da Mãe Peregrina em Uberlândia, Maria de Lélis Ferreira Barbosa, nos recebeu nesta Quinta-Feira (17), em sua residência, no bairro Santa Mônica, para um bate-papo sobre o movimento, os 100 anos de fundação e a celebração festiva da abertura do centenário hoje, Sexta-feira (18), na Paróquia São Benedito, no bairro Planalto, às 19h.

Dona Maria de Lélis tem o “jeitinho” simples e acanhado próprio dos mineiros. Há 34 anos em Uberlândia, natural de Patos de Minas-MG, ela é casada com Regozino Ferreira Barbosa, e tem 4 filhos, dos quais 3 já são casados e que lhes deram suas “grandes alegrias”; seus 5 netos.

076

Antes da entrevista, Maria de Lélis nos apresentou seu pequeno “santuário oficial” na sala de sua casa, resultado da preparação e consagração que fez anos atrás no Santuário da Mãe Peregrina na cidade de Santa Maria-RS, primeiro lugar no Brasil a receber o Santuário, trazido pelo fundador do movimento, o padre alemão José Ketenich. No Brasil são, ao todo, 22 “santuários” espalhados pelo território nacional. Em Uberlândia, o movimento iniciou-se em 01 de Abril de 1994. Em 2014, será o centenário do movimento da mãe peregrina, iniciado na Alemanha em 18 de Agosto de 1914.

Segundo nos explicou a coordenadora da “mãe peregrina” na cidade de Uberlândia, o movimento tem como trabalho específico a evangelização das família, incentivando a reza do terço nos lares, “conforme Pe. José Ketenich ensinou, fazendo a Aliança de Amor”. Questionada sobre o que o movimento contribuiu para com a sua vida pessoal, espiritual e familiar, Maria de Lélis confidenciou: “para mim é uma alegria muito grande poder participar deste movimento. A descoberta deste movimento trouxe algo realmente novo à minha vida”.

071

As pessoas que participam do movimento são “distribuídos” em grupos de 30 famílias. Cada grupo tem um missionário que é responsável por “zelar e acompanhar” este grupo. O coordenador, no caso de Maria de Lélis, é estar atenta aos diversos grupos existentes na cidade. Em cada cidade há um(a) coordenador(a).

Agora, depois de nove (9) anos à frente da coordenação do movimento na cidade de Uberlândia, Maria de Lélis transfere a coordenação para o casal Valter Matias e Maria Fernandes Matias, também moradores do bairro Santa Mônica, em Uberlândia.

081

O CCD (Centro de Comunicação Diocesano) cumprimenta a todos os missionários, coordenadores e participantes do Movimento da Mãe Peregrina, desejando-lhes muita alegria nas festividades que se iniciam.

_______________________

Serviço:

Abertura do Centenário da Mãe Peregrina
Paróquia São Benedito – Rua Maria Mamede, 303,Planalto,
19h30

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!