Sem categoria

Acreditamos no amor (I Jo 4,16)

O título do primeiro capítulo da carta encíclica Lumen Fidei é precisamente este: Acreditamos no amor. Este foi o testemunho do apóstolo João e de todos os demais apóstolos. Acreditar no amor decorre da experiência que se faz do mesmo. O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado – Rm 5,5. A experiência do amor de Deus por nós é antes de tudo uma iniciativa divina.

Mulher, ninguém te condenou? Ninguém, Senhor. Eu também não te condeno. Vá em paz e não te tornes a pecar. Jo 8, 10-11
Mulher, ninguém te condenou? Ninguém, Senhor. Eu também não te condeno. Vá em paz e não te tornes a pecar. Jo 8, 10-11

A palavra ‘conhecer’ na Bíblia muitas vezes expressa uma relação pessoal entre o que se conhece e o que é conhecido, diz respeito a experiência de algo ou de alguém. Se digo ‘conheço o amor de Deus’, isto deve ser entendido ‘eu experimento o amor de Deus em mim, por mim e ao meu derredor’. Esta experiência é fundamental na vida de um cristão que é enviado para dar testemunho do amor. Todo batizado está capacitado para tal testemunho. O Espírito Santo nos foi dado. É o Espírito Santo quem atesta que sou amada por Deus, que sou preciosa, que valho mais que pássaros, que meu nome está gravado na mão de Deus, que os olhos amorosos de Deus estão sobre mim, que Deus guarda meus passos noite e dia, que Deus cuida de mim nos mínimos detalhes da minha existência. Na medida em que o Espírito Santo testemunha a verdade, Ele também se encarrega de conduzir à verdade e para o cristão a verdade é uma pessoa: Jesus Cristo. O Espírito Santo nos leva a Jesus – a prova mais brilhante do amor de Deus pelos homens. ‘Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna’ – Jo 3, 16. O testemunho do Espírito Santo é verdadeiro, pois Ele é o Espírito da Verdade. O fato, porém, é que muitos daqueles que se dizem cristãos ainda estão fechados à ação maravilhosa do Espírito Santo. Quem acolhe o testemunho do Espírito Santo goza do encontro pessoal com Jesus Cristo. Deste encontro a existência humana ganha um outro colorido. ‘Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!’ – II Co 5, 17. Vamos lançando fora da nossa vida tudo que é caduco, ultrapassado. A novidade é uma vida pontilhada toda ela pelo amor.  O amor nos vai fazendo entender que muito do que existe em nossas vidas está na linha das vãs preocupações e por isso lançamos fora.

Há quem não acredita no amor e outros que fizeram da própria existência um eloqüente testemunho do amor.  Fica a questão: em qual destes grupos eu me encontro?

_____________

Por, Ana Neucele

6 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Neucele, q o Pai seja a rocha q fundamenta a sua caminhada cristã. Q Ele lhe conceda a constância e a unção necessárias para superar os desafios da vida. Feliz por vc, e pela sua ousadia em abraçar esse desafio de evangelizar a “rede”.
    Abraço

  • Neucele, parabéns por essa oportunidade de dividir conosco sua experiencia de vida na fé e no amor de Deus. Que Jesus e Maria Santíssima ilumine seu caminho e oriente você a nos transmitir a palavra de Deus de forma a tocar nossos corações.

  • Neucele, que possamos aproveitar bastante essa oportunidade que Deus nos dá – refletir e vivenciar a palavra de Deus, co sua colaboração nesse espaço. Parabéns pelo seu sim a esse projeto. Sônia

  • Neucele… Que o Espírito Santo continue te iluminando nessa sua nova missão, que com certeza nos enriquecerá mais e mais! Forte abraço Dirce.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!