Diocese de Uberlândia Em Destaque

Animadores Diocesanos discutirão tema do último Simpósio Vocacional

A Pastoral Vocacional Diocesana realizará amanhã (20), às 09h no Mosteiro Monte Alverne das Irmãs Clarissas, situado na Rua do Bancário, n° 1085, no Bairro Planalto, o Encontro dos Animadores Vocacionais da Diocese com os das Congregações e Ordens Religiosas.

para a matéria

 

 

Na ocasião será refletido o tema do Simpósio Vocacional realizado em maio deste ano cujo tema foi: “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!” O objetivo da reunião é aproximar a Pastoral Vocacional Diocesana das demais  – Congregações, Ordens e Institutos seculares – a fim de alcançar uma maior unidade no trabalho vocacional.

[box type=”note”]

Como foi o Simpósio?

Para impulsionar as estratégias da Cultura Vocacional no Brasil, entre os dias 16 e 18 de maio, foi realizado o Simpósio Vocacional. O evento refletiu sobre o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!” e, em uma iniciativa inédita, aconteceu por meio de uma transmissão ao vivo de alguns momentos, interligando cinco regiões do país, que reúnem os 18 regionais da CNBB.

O Simpósio teve como objetivos fomentar a cultura vocacional na ação evangelizadora da Igreja no Brasil e avançar no discipulado missionário como legado batismal, na comunhão e complementaridade de vocações e ministérios na comunidade eclesial.

De acordo com os organizadores do evento, a partir da experiência dos Congressos Vocacionais do Brasil e também dos internacionais, dos anos vocacionais, do Concílio Vaticano II, dos Dias Mundiais de Oração pelas Vocações, o Simpósio Vocacional é uma continuação na edificação da Cultura Vocacional.

Outros encaminhamentos do simpósio foram tornar conhecidos os subsídios e documentos já produzidos e estimular a formação vocacional permanente para padres, seminaristas e lideranças das pastorais, movimentos, congregações e institutos seculares. “A formação atual está boa, mas é preciso melhorar, é necessário aplicar as orientações das diretrizes para a formação e observar as orientações do decreto sobre os seminaristas egressos”, afirmou dom Pedro Brito.

Dentre as principais propostas incentivadas pelo evento, algumas indicações foram: que as agendas paroquiais, diocesanas e regionais contemplem as propostas, indicações e atividades vocacionais; dinamizem datas estratégicas para a animação vocacional; e proponham práticas como as Celebrações Eucarísticas, lectios divinas, terços, horas santas, vigílias e outros momentos de oração.

Fonte: CNBB.

[/box]

______________________________

Serviço

Encontro dos Animadores Vocacionais
Sábado (20), às 09h
Mosteiro Monte Alverne, Rua do Bancário, 1085, Planalto, Uberlândia-MG.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!