A Igreja no Brasil e no Mundo

Arquidiocese de Curitiba sedia 21º Encontro Nacional de Reitores de Santuários

Tem início nesta segunda-feira, 23, no Instituto Salette, em Curitiba (PR), o 21º Encontro Nacional de Reitores de Santuários do Brasil. Mais de 80 representantes irão participar do evento que acontece a cada dois anos. A organização está sob a responsabilildade do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Foto de: Arquidiocese do Rio.

Encontro de reitores em 2013.

Participantes do encontro de 2013,
no Centro de Estudos do Sumaré,
no Rio de Janeiro.

Nesta edição os reitores irão debater a dinâmica dos santuários a partir dos temas: “A mística missionária do santuário e da Romaria”, “O santuário como lugar de encontro”, “Evangeli Gaudium e os santuários”, “Paróquia, rede de comunidades e os santuários” e “Novas mídias e evangelização dos santuários”. Entre os palestrantes, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida, C.Ss.R., e o bispo auxiliar nomeado de Caxias do Sul (RS), monsenhor Leomar Antônio Brustolin.

Além das palestras e mesas redondas está prevista uma visita ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no Alto da Glória, no dia 25. Os reitores irão participar da tradicional Missa e Novena realizada às quarta-feiras.

O Brasil tem hoje em seu território centenas de santuários católicos e abriga aquele que está entre os maiores do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado em Aparecida (SP), que em 2014, recebeu 12.225.608 pessoas.

O número expressivo de romeiros que passam por esses locais é outro fenômeno observado no cotidiano dos santuários brasileiros. O santuário anfitrião do encontro, por exemplo, recebe em média 35 mil pessoas às quartas-feiras na celebração em honra a sua padroeira. Para o reitor deste santuário, padre Celso Cruz, C.Ss.R., “um santuário nasce da devoção do povo e do movimento que ele faz até o local, considerado pelos cristãos sagrado e de onde emanam graças vinda de Deus e por vontade Dele”.

O encontro segue até a próxima sexta-feira, 27.

Fonte: Assessoria do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!