A Igreja no Brasil e no Mundo

Arquidiocese de Mariana avalia atividades pastorais e planeja 2015

Mais de 100 pessoas entre leigos, diáconos, presbíteros e religiosos participaram da Assembleia de Pastoral da arquidiocese de Mariana (MG), realizada nos dias 28 e 29 de novembro, no Seminário de Filosofia, com o tema: “Nossa comunidade eclesial à luz do PAE e da proposta de conversão pastoral”.

O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, destacou que a assembleia é um momento de extraordinária densidade eclesial. “Fazemos neste momento uma forte experiência de vida, de igreja, dentro do binômio de comunhão e participação. É uma parada em que se recolhe as riquezas, em que se procura ajustar aquilo que se precisa às vezes ser redirecionado, e até mesmo corrigir eventuais desvios que possam haver ao longo da caminhada. Tudo isso a assembleia consegue operar, e abrir caminhos para frente, traçar rumos para o futuro”, afirmou dom Geraldo.

O arcebispo também reforçou a escuta dos afastados como marco importante para os trabalhos pastorais. “Fica também o eixo acentuado na missão. Já crescemos muito na dimensão da vida da comunidade e precisamos crescer mais na dimensão missionária. Dimensão missionária que não se esgota sem dúvida aí, mas que se expressa fortemente neste esforço que estamos fazendo para ouvir os afastados, que são muitos”, lembrou.

Segundo dom Geraldo, o papa Francisco insiste que não existem apenas periferias geográficas, mas periferias humanas, existenciais, e é preciso aproximar-se de todas elas.

O trabalho de reflexão da assembleia contou com a assessoria da pedagoga e integrante da Dimensão Sociopolítica, Sandra de Assis Reis, e da professora e membro da Dimensão Litúrgica, Cleuza Aparecida Nascimento, que apresentaram um diagnóstico do trabalho da pastoral.

Ao final do encontro, os participantes redigiram um documento no qual apresentam, além da avaliação da assembleia, ações que vão direcionar o trabalho evangelizador em toda a arquidiocese. No documento, os participantes afirmam que em 2015 o trabalho de escuta, definido no Plano Arquidiocesano de Evangelização (PAE), será intensificado, tendo em “vista a elaboração do novo Projeto de Evangelização que deverá ter como ênfase a missão”.

Com informações da arquidiocese de Mariana

 

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!