A Igreja no Brasil e no Mundo

Arquidiocese de Passo Fundo ano do cuidado com a vida

Para avaliar as ações de evangelização de 2014, entre elas o Ano da Juventude, e planejar as ações para 2015, dedicado ao Cuidado com a Vida, a arquidiocese de Passo Fundo (RS) realizou, no dia 22, sua Assembleia da Ação Evangelizadora, com a participação de 140 pessoas, que representaram as 53 paróquias, pastorais, movimentos e organismos.

Um dos principais objetivos da assembleia foi avaliar e planejar a caminhada da arquidiocese, no processo previsto pelo 16º Plano de Pastoral para o triênio 2013-2015.

A assembleia teve início com a celebração eucarística, presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri. Na ocasião, dom Altieri acolheu os presentes e reforçou de forma especial a importância dos diáconos permanentes e transitórios para a animação das comunidades. O arcebispo lembrou também do Sínodo dos Bispos sobre a Família e afirmou que o Plano de Pastoral precisa ser visto pelos fatos e pelo bem que faz por meio de coisas concretas.

Ao avaliar o Ano da Juventude, os representantes das áreas pastorais apresentaram os principais destaques no trabalho da evangelização juvenil nas paróquias. Entre os frutos destas ações foram ressaltados o despertar da juventude para a Igreja, a integração, fé, esperança, unidade, atuação e o ato de semear.

Ainda no desafio de avaliar 2014, padre Joselio Azevedo realçou os diversos locais visitados pelos jovens por ocasião da peregrinação da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, como hospitais, presídios, escolas, APAEs e CASEs.

Também durante a Assembleia foi feito o planejamento de 2015, o Ano do Cuidado com a Vida na arquidiocese. Entre diversas expectativas, desafios e esperanças, algumas ações já estão programadas, como a 38ª Romaria da Terra, que acontecerá em David Canabarro, dia 17 de fevereiro.

Além disso, outros aspectos do cuidado com a vida devem ser contemplados no próximo ano, especialmente no que diz respeito ao trabalho das pastorais sociais, Cáritas, Fundação Beneficente Lucas Araújo, Leão XIII e Fundo de Solidariedade. Estas ações estarão igualmente em sintonia com a Doutrina Social da Igreja e com a Campanha da Fraternidade, que ter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!