Destaque Destaque2 Em Destaque

As 7 Palavras ditas do alto da Cruz

As Sete Palavras de Jesus quando Crucificado

Monsenhor Paulo Daher
Foi o momento mais doloroso da vida de Jesus. E no meio deste tormento físico e moral durante as três horas de agonia os evangelistas nos apresentam Sete colocações que tem um sentido profundo para a nossa vida.
Já o profeta Isaías nos diz que Jesus foi para a cruz: “como um cordeiro que se conduz ao matadouro (Ele não abriu a boca)” Is 53,7.
Nossa Igreja nos apresenta “Sete Palavras” com respeito e devoção, para que meditando sobre elas nos unamos aos sofrimentos do Senhor.
1ª. – Pai, perdoai-lhes pois eles não sabem o que fazem(Lc 23,34)
Com essas palavras na Cruz o Senhor confirmava que devemos imita-lo perdoando a todos. Jesus ensinara:”Não resista ao mau. Se alguém o feriu na face direita, ofereça-lhe também a outra… Amemseus inimigos, façam bem aos que os odeiam, orem por eles. Se não perdoarem às pessoas, seu Pai também não os perdoará(Mt 6,14).
O perdão é fruto da verdadeira caridade e misericórdia, e até por isso que Jesus colocou no Pai nosso: Perdai-nos, como nós perdoamos.
Usemos sempre de misericórdia para com todas as pessoas. Estejamos sempre dispostos a perdoar a quem quer que nos fez sofrer.
2ª. Hoje mesmo estarás comigo no ParaísoLc 23,43)
Foi assim que Jesus mostrou sua disposição de sempre perdoar, dizendo estas palavras que vão além do perdão, levariam o bom ladrão com Ele para o paraíso, para junto dele com o Pai.
A atenção de Jesus no meio de tanto sofrimento foi ver este homem que estava cucificado jundo dele por seus crimes, gritar humildemente e com fé: Lembre-se de mim quando estiver em seu reino.
A fé sincera está sempre com a esperança cristã que vai além de tudo quanto nós pudéssemos desconfiar da bondade de Deus.
Senhor, peço-te : quero estar sempre onde Tu estás!
3ª. Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? Mt 27,46
É assim que se expressa o salmo 21. Jesus como ser humano sentiu-se como que desamparado. Tudo desmoronova a seu lado. Parecia que nem o Pai se importava com Ele.
Depois de ter dedicado toda a sua vida a cumprir a vontade do Pai, que foi ir ao encontro de todos os que se afastaram de Deus para os reconduzir de novo ao redil do Bom Pastor, Jesus se encontra sozinho.
E não só, sofrendo por todos nós, sem se negar a nada, agora em vez de uma multidão de seguidores agradecidos, ouvia outra multidão zombando dele e o condenando à morte.
Jesus levanta os olhos aos céus… Tudo escuro e velado…
Recorre ao Pai… Silêncio… nenhuma resposta.
O Pai sempre está presente. Mas nem sempre o percebemos. Como Cristo, podemos gritar chamando-O. Por causa de Jesus Ele irá atender-nos.
4ª. Mulher, eis aí o teu filho… Filho, eis aí tua Mãe. Jol9,26
Jesus mostrou-se generoso, despojando-se de tudo… Agora via sua Mãe a seus pés. Ela veio por causa dele. Ela vai ficar por causa dele para ajudar os novos filhos conquistados com sua morte na cruz.
Sentiu em sua vida o grande valor do amor de sua mãe e o cuidado incansável que teve para com Ele. Agora a deixa para ajudar a todos os que o seguirem.
Além de tudo com que enriqueceu nossa vida humana de filhos de Deus, deixa-nos também seu tesouro mais precioso: sua própria Mãe.
Obrigado, Maria por ter aceito ser nossa Mãe querida.
5ª. Tenho sede! Jo 19,28
A sede terrível que Jesus sentia neste momento, era também semelhante à sede que teve e tem de cada um de nós, conquistados por tão alto preço.
Amor com amor se paga. Jesus espera-nos sempre, ansioso para nos dar a certeza que seu amor é forte, seguro, fiel e transformador.
Podemos dizer que Jesus fez 99 por cento de tudo o que podia fazer por nós e nos deixou 1 por cento para esperar nossa resposta.
Jesus está procurando por nós para matar sua sede de amor.
Depois de nosso batismo qual tem sido nossa resposta a Cristo que espera por nossa atenção para completar sua obra de salvação?
6ª. Tudo está consumado Jo 19,30
Consumado quer dizer : fiz tudo o que o Pai pediu. Minha parte está completa. Não só como vida humana responsável, como também como missão que o Pai me confiou.
Dia após dia Jesus caminhou em obediência ao Pai seja em sua vida pessoal, familiar, religiosa junto com seu povo, como em sua responsabilidade de Salvador cumprindo tudo os que as profecias anunciaram.
Obrigado, Senhor por tudo o que fez e faz por mim. Quero cada dia dizer também: estou procurando fazer a vontade do Pai.
7ª. Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito Lc 23,46
Jesus mostra que fez tudo o que seu Pai pedira para realizar aqui na terra como Irmão Maior a todos os irmãos que somos nós.
Agora Jesus volta para Aquele que tanto amava. Jesus havia dito onde eu estiver quero todos vocês estejam também.
Voltando agora para o Pai quer atrair todos nós para Ele.
Jesus não está voltando sozinho. Veio viver nossa vida humana para fazer a vontade do Pai que era levar todos nós a ele de volta.
Retorna agora ao Pai, mas sabe que conquistou nosso coração. E seu desejo é que perseveremos em nossa fé. Confiemos em que ele abriu as portas do paraíso para todos nós.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!