A Igreja no Brasil e no Mundo

Assembleia do Nordeste 3 aborda a renovação paroquial

O Documento 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – A conversão pastoral da paróquia” é o tema central da 52ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 3 da entidade. O encontro, que ocorre em Salvador (BA), teve início na noite de segunda-feira, 10, e segue até quinta-feira, 14. Bispos, coordenadores diocesanos de pastorais e representantes regionais das pastorais e movimentos avaliam a caminhada pastoral dos últimos quatro anos e planejam as atividades para 2015.

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, é o assessor do encontro. Ele explicou que as paróquias do Brasil são tomadas por comunidades, o que demonstra a importância, a partir dos capítulos do Documento 100, de diretrizes essenciais para renovação destes espaços que trazem memórias e elementos de trabalho para a evangelização. “A conversão pastoral da paróquia consiste em ampliar a formação de pequenas comunidades de discípulos convertidos pela palavra de Deus e da urgência de viver em estado de missão”, disse o bispo.

Para o arcebispo de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, a assembleia é um incentivo à conversão pastoral. “Somos os primeiros a sermos exemplos para os demais irmãos e irmãs em nossas igrejas. A Assembleia é um convite à mudança, um crescimento e conversão pastoral em nossas paróquias e comunidades. É também um momento avaliativo na caminhada dos últimos anos, quando vivenciamos as orientações e atividades do regional Nordeste 3”, comentou.

Irmã Dulce

Na segunda-feira, 10, os participantes da Assembleia  foram convidados a assistir à pré-estreia do filme “Irmã Dulce”. É uma cinebiografia da beata Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como irmã Dulce e considerada o “Anjo Bom da Bahia”. A produção recorda detalhes da vida da freira baiana fundadora das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que realizou trabalho solidário aos pobres, doentes e órfãos da região.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!