O Assessor de Comunicação da Diocese de Uberlândia, diácono Claudemar Silva, foi convidado pela Editora Santuário a escrever um texto-apresentação que será enviado por mala-direta para todas as Dioceses do Brasil com o propósito de apresentar a parceria entre a Diocese e a Editora, especialmente no que diz respeito ao folheto litúrgico DEUS CONOSCO.
Desde o ano de 2012, quando foi firmada essa parceria, “tivemos a possibilidade de fomentar uma comunicação que seja mais próxima dos diocesanos, sobretudo através do folheto dominical que é entregue aos fiéis nas Celebrações Eucarísticas. Neles, na última página, em coluna exclusiva para a Diocese, temos nos beneficiado desta oportunidade de falar com o Povo de Deus do nosso jeito, com produção de textos próprios veiculados no Periódico Dominical”, ressaltou o Assessor.
Tal iniciativa deve-se ao fato de que “evangelizar através dos meios de comunicação social não é mais um privilégio de poucos ou uma opção que se opte ou não. Comunicação, sobretudo através do mass media, como se diz de todo aparato tecnológico concernente à comunicação, é um caminho sem volta”, garantiu. Assim, semanalmente, “por meio de nossos escritos próprios, podemos atingir um número considerável de pessoas, uma vez que todas as Paróquias – ou a maioria – assina o Periódico. Desse modo, fazemos chegar mensalmente aos fiéis católicos a palavra do bispo, dom Paulo Francisco Machado, além de reflexões, catequese e formação”, ressaltou o diácono.
Com um alcance considerável, tendo em vista que chega às 47 Paróquias dos 9 municípios que compõem a Diocese, o material litúrgico da Editora Santuário, oportunamente, fez valer o “nosso jeito de expressar a fé, a cultura e a compreensão evangélica, com feições mineiras, interioranas, mas com visões sempre maiores e com o firme desejo de avançar sempre mais”.
E, aos poucos, graças à coluna do jornal cedida à Diocese de Uberlândia, o Plano de Pastoral 2011-2015, vai sendo posto em prática. Um dos projetos trata-se da formação bíblico-catequética, sob a responsabilidade do chamado Eixo 3, que tem a missão de propiciar a concretização dessa demanda evangelizadora.
Assim, a partir do mês de maio, “as comunicações através do periódico litúrgico irão abordar questões de caráter bíblico, com o intuito de levar aos católicos da Diocese um contínuo e progressivo entendimento das Sagradas Escrituras, indo do mais basilar ao mais profundo da fé cristã. Para tanto, contaremos com a participação expressiva de leigos que colaboram diretamente com o Plano de Pastoral Diocesano, exprimindo assim, o desejo Conciliar por uma Igreja onde o leigo assuma o protagonismo da sua fé e do seu batismo”, informou o diretor do CCD – Centro de Comunicação Diocesano.
Questionado a respeito dos projetos futuros, o diácono transitório limitou-se a afirmar: “somos devedores da atenção, da solicitude e do compromisso da Editora Santuário que, com competência profissional e espírito evangélico, vem contribuindo sistematicamente com a missão evangelizadora da Diocese de Uberlândia. Fazemos votos de que essa parceria se consolide sempre mais, a fim de que muitos – quiça, todos -, possam comungar do Pão da Palavra”, finalizou.
Caríssimo amigo e irmão, Diác. Claudemar:
Quero lhe parabenizar por mais esta conquista. Deus lhe coloca aonde você precisa estar: na comunicação – fazendo com que o Evangelho de Nosso Senhor chegue a todos os rincões da Diocese de Uberlândia como também deste nosso vasto país por meio da Comunicação.
Vá em frente. Sigas e não olhes para trás.
Fraternalmente,
Rafael Martins