Diocese de Uberlândia Em Destaque

Benção dos animais contará com apoio de veterinários e petshops

O Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida promoverá neste domingo (04), memória litúrgica de São Francisco de Assis, uma benção especial para todos os animais domésticos a partir das 11h.

O momento de oração pelos animais ocorrerá no pátio do Santuário com aspersão de água benta e invocação da paz para todas as criaturas. Mais cedo, porém, a partir das 09h, já haverá tendas de alguns petshops da cidade com distribuição de brindes, avaliação bucal dos animais sob a assessoria de veterinários, além de animais para adoção.

cana

O evento é organizado por Pe. Claudemar Silva, vigário do Santuário, que comentou o momento celebrativo na intenção dos animais.

“Nem seria preciso uma apologia a um evento como este. A benção de Deus é destinada a todas as criaturas, inclusive as inanimadas. Se podemos orar pedindo a benção de Deus para objetos de devoção popular, imagine para os animais, criados por Deus e postos sob os cuidados dos seres humanos: “Senhor, destes poder ao homem sobre a obra das vossas mãos. Tudo submetestes a seus pés: ovelhas e bois, todos os rebanhos, as aves do céu e os peixes do mar” (Sl 8, 7-9a)”. Já no livro do Deuteronômio, o autor sagrado afirma: ‘[…] se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais; E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te. Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais (Dt 7, 12-14)”.

A benção para os animais coincidirá com o Dia da Paz convocado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Comentando a feliz coincidência, Pe. Claudemar Silva ressaltou:

“Todos nós temos necessidades de Paz. A criação inteira, nos lembra São Paulo, geme como mulheres em dores de parto aguardando a revelação dos filhos de Deus (cf. Rm 8,22). E os filhos de Deus são, por excelência, homens e mulheres de paz. Um dos sinais da chegada do Messias, o príncipe da Paz, é a coexistência pacífica de todos os seres vivos, como profetizou Isaías:

‘Naquele dia, o lobo viverá com o cordeiro e a pantera dormirá com o cabrito; o bezerro e o leãozinho andarão juntos e um menino os poderá conduzir. A vitela e a ursa pastarão juntamente, suas crias dormirão lado a lado; e o leão comerá feno como o boi. A criança de leite brincará junto ao ninho da cobra e o menino meterá a mão na toca da víbora. Nunca mais praticarão o mal nem a destruição em todo o meu santo monte: o conhecimento do Senhor encherá a terra, como as águas enchem o leito do mar. Naquele dia, a raiz de Jessé surgirá como estandarte dos povos; as nações virão procurá-la e a sua morada será gloriosa’ (Is 11, 6-10).

Por vezes, vemos atitudes nos animais, tidos como irracionais, tão iluminadoras, até mais do que entre os seres humanos: cães que mantêm a fidelidade a seus donos em todas as situações; outros tidos como inimigos – cão e gato – convivendo pacificamente, e tantos outros, de espécie diferente, sendo solidários uns com os outros”, finalizou o diretor do CCD.

bencao_dos_animais (1)

No ritual de bençãos da Igreja Católica, a oração pelos animais diz:

Senhor do universo, que tudo fizestes com admirável sabedoria e ao homem, criado à vossa imagem e semelhança, o abençoastes e lhe destes o domínio sobre os animais, mostrai-nos benignamente o vosso poder e concedei que estes animais nos sirvam eficazmente em nossas necessidades, a fi m de que nós, vossos servos, ajudados com os auxílios da vida presente, aspiremos confiadamente aos bens eternos. Por Nosso Senhor.

Amém

A oração conclui, inclusive, no número 744, com a possibilidade de aspersão com água benta para as pessoas presentes e os animais.

Participe!

________________________

Benção dos Animais

Domingo, 04 de outubro
Das 09 às 11h
Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida
Praça Nossa Senhora Aparecida, 100, bairro N. Sra. Aparecida, Uberlândia-MG.

 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!