Diocese de Uberlândia Em Destaque

Bíblia: fonte da vida pastoral

Vivemos na Igreja do Brasil o mês da Bíblia. Comemoração que merece destaque em nossas reflexões dominicais, em reuniões de grupos, pastorais, ministérios e movimentos de nossas paróquias e comunidades. Setembro é o mês que incentivamos a uso das Sagradas Escrituras, a fim de que ela torne cada vez mais conhecida entre os cristãos católicos. Isso não significa que devemos utilizá-la num único mês do ano. Pelo contrário, a Bíblia deve ser a fonte inspiradora de nossas ações, atividades e práticas pastorais. Afinal, Ela é a Palavra de Deus!

palavra de Deus

Acontece que, às vezes, corremos o risco de lermos a Bíblia a interpretá-la ao “pé da letra”, isto é, no sentido literal. Quando lemos a Bíblia literalmente, sem nos colocarmos em atitude de meditação e oração, anulamos a Palavra de Deus e impedimos a ação do Espírito Santo. Pois, o Santo Livro traz em si experiências de fé de um povo inserido numa cultura e época diferentes da atual.

A mídia, às vezes, escolhe passagem da Sagrada Escritura sem abstrair o seu real sentido, e produz reportagem que deturpa a veracidade da Palavra Divina. Por isso, é necessário olhar para os temas bíblicos, que serão estudados e meditados, levando em consideração o seu contexto histórico, sem extrair versículo isolado. Essa prática nos auxilia a não fazer da Bíblia fonte de manipulação e opressão. Bíblia é libertação: geradora de vida e esperança para a humanidade!

Além disso, a Bíblia não é enfeite que colocamos nas estantes e mesas de nossas casas. Muitas vezes a deixamos o ano inteiro, aberta na mesma passagem, geralmente no Salmo 23,1: “O Senhor é meu pastor, nada me falta”, e não a lemos nem a rezamos. O convite é: para que a Bíblia Sagrada seja depositada na estante do nosso coração, por meio da leitura orante, a fim de que nossas ações a revele como fonte de vida e fraternidade! Dessa forma, a Bíblia se torna Palavra de Deus e alimento para nossa vida espiritual!

______________________

Por, Pe. Guilherme Stort

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!