Diocese de Uberlândia Em Destaque

Bispo diocesano abençoa capela da casa do clero

Na manhã desta Quinta-feira (31), o bispo diocesano, dom Paulo Francisco Machado, abençoou a capela da “casa do clero”, no bairro Jardim Holanda.

016

 

Na presença de alguns presbíteros, diácono, e seminaristas do curso de filosofia, dom Paulo, durante o momento de reflexão após a leitura de um trecho do Evangelho, salientou a importância de um espaço como aquele onde se espera que o fiel, seja ele ordenado ou não, tenha o seu momento de encontro pessoal com o Senhor.

009

Dom Paulo Francisco recordou, ainda, das múltiplas funções de um templo ou espaço consagrado à oração. Além de ser o lugar do culto – Celebração Eucarística – por excelência, ápice da vida cristã, é também um espaço onde se espera que o fiel possa recobrar as suas forças, buscar consolo e render graças à Deus pelos dons recebidos. Salientou ainda que uma capela é também um lugar propício para o “repouso no peito do Senhor”, parafraseando o Evangelho de São João quando se refere ao “discípulo amado” que, na última ceia, teria recostado sua cabeça no peito do Mestre; e mais, é também lugar do silêncio, e até mesmo como um divã, pois também a Igreja “é o lugar para se derramar as lágrimas, chorar as dores e derramar a vida”, afirmou o bispo.

005

A capela tem contornos simples, por vezes quase rústico. Ao adentrá-la, o olhar do fiel se dirige quase que por atração para a “cruz de São Damião” que foi posta no centro da parede em frente à porta de entrada, e, do lado direito, o sacrário. Do lado esquerdo do altar, há um espaço em suspenso destinado à imagem de São João Maria Vianney, patrono dos padres. A pedido de dom Paulo, haverá ainda um espaço destinado à imagem de Maria, mãe de Jesus e dos presbíteros, pois, segundo o bispo diocesano, “no coração de todo homem há um espaço insubstituível para a ternura feminina”. E, no caso do homem consagrado a Deus também pelo voto do celibato, neste espaço tem precedência a figura de “Maria, mãe, irmã e amiga da caminhada cristã”, concluiu dom Paulo.

002

Após o ato religioso, os presentes confraternizaram-se num almoço servido pelos atuais residentes da “casa do clero”; os reverendíssimos senhores: Pe. Roberto, Pe. Robson e Pe. Clayton.

_________

Confira outras fotos em nossa fan page: www.facebook.com/elodafe

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!