Destaque Diocese de Uberlândia

Bispo diocesano Dom Paulo concede entrevista à imprensa sobre a CF 2020

Na manhã de hoje (19), o bispo diocesano Dom Paulo Francisco concedeu entrevista à imprensa para apresentar a Campanha da Fraternidade. Na ocasião, os Vigários Gerais, Vigários Forâneos, representantes da Casa Santa Gemma e Casa da Misericórdia, TV Vitoriosa, Band, Jornal Diário de Uberlândia e Rádio América estiveram presentes.

A coletiva de imprensa teve início com um delicioso café da manhã, e, em seguida, Dom Paulo acolheu a todos e apresentou a CF. O bispo disse que os temas apresentados pela CNBB movem a comunidade brasileira e, com essa temática, a Igreja está nos convidando a mudar o jeito de pensar e ser, e fazer aquilo que é apresentado na parábola do Bom Samaritano.

Dom Paulo ressaltou ainda que, para vivermos aquilo que é proposto na CF 2020, precisamos modificar nosso olhar diante daqueles que sofrem e que é preciso ter um olhar de irmão para com o próximo. Além disso, é necessário criar o sentimento de compaixão e sentir a dor e o amargo da lágrima do outro. Destacou ainda que a grande tarefa que Jesus Cristo deixou para nós é a necessidade de cuidar dos menos favorecidos seja no campo político, social ou tudo aquilo que não corresponde a um ideal de fraternidade.

Da esquerda para a direita: Pe. Marcello Augello (Vigário Geral), bispo diocesano Dom Paulo Francisco, Pe. Edvaldo Pereira (Vigário Geral) e Pe. Márcio Gonçalves (Coordenador Diocesano de Pastoral).

5 de abril, Domingo de Ramos, é o dia da Coleta Nacional da Solidariedade em que a Campanha da Fraternidade se expressa concretamente por meio de doações em dinheiro – parte do valor é destinado à CNBB e a outra parte, para projetos das Dioceses. O Clero diocesano, em reunião, escolheu a Casa Santa Gemma e a Casa da Misericórdia para serem beneficiadas. Ditão e Jack Albernaz, fundadores da Casa Santa Gemma, e Vilmar Antônio e Luciano Alves da Casa da Misericórdia se apresentaram e expressaram a alegria e gratidão por suas instituições terem sido escolhidas.

Ao final, a imprensa entrevistou o bispo diocesano e também os representantes das instituições que serão beneficiadas. Em breve, disponibilizaremos as entrevistas em nossas redes sociais.

Casa Santa Gemma

“A Casa Santa Gemma é uma Organização Não Governamental cujo objetivo principal é resgatas a dignidade das pessoas que se encontram em situação de rua. A atividades tiveram início em 1997, mas apenas em março de 2003 que uma casa foi alugada para o acolhimento efetivo dos moradores de rua. Antes, o acolhimento era feito na casa dos voluntários. Em 2005 a ONG foi fundada oficialmente.

Silvio Expedito Cardoso, o Ditão, foi quem iniciou este importante trabalho social. A partir de 1999 alguns jovens começaram a acompanhá-lo na entrega de comida aos moradores de rua. Com a chegada dos novos voluntários, o trabalho só aumentou, firmando a atividade pastoral e social.

Em 2009, a ONG iniciou um trabalho com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Foi o início das atividades do Centro de Formação Meninada, cuja sede atualmente está em construção”.

Site: www.casasantagemma.com.br
Facebook/Instagram: @casasantagemma

Casa da Misericórdia

“Resgatando um antigo anseio da Comunidade do Bairro Umuarama e de seu grande incentivador, o falecido Padre Antônio Fernandes Francisco, que buscavam encontrar uma forma efetiva de auxílio ao irmão menos favorecido, foi criada a Casa da Misericórdia. O padre juntamente com os membros da comunidade, foram capazes de moldar uma obra social que, anos depois, se tornaria referência para os pacientes de câncer, procedentes de outras localidades que necessitam permanecer em Uberlândia para se submeterem ao tratamento oncológico.

Atualmente, a Casa está instalada em sede própria com moderna e confortável estrutura. Possui capacidade para acolher 36 pacientes oncológicos e acompanhantes, sendo um alojamento masculino, um feminino e três suítes. Fornece 4 refeições diárias, sendo café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para os pacientes, acompanhantes e outros pacientes que vêm para consulta e voltam no mesmo dia para suas cidades. Seu atendimento atinge 60 municípios dos estados de Minas Gerais e Goiás, com pacientes oncológicos encaminhados pelas Secretarias de Saúde das respectivas cidades”.

Site: www.casadamisericordia.org.br

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!