A Igreja no Brasil e no Mundo

Bispos debatem a evangelização na era digital

curso-de-comunicação-para-bispos-abertura-2-300x199“A comunicação como eixo transversal de toda a evangelização”. Teve início na noite desta segunda-feira, 4, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, o Curso de Comunicação para os bispos na Igreja do Brasil. O evento foi aberto com a conferência “Comunicação e evangelização na era digital” ministrada pelo presidente do Pontifício Conselho para a Comunicação Social, o arcebispoDom Claudio Maria Celli.

O cardeal apresentou dados estatísticos em relação às Redes Sociais e relatou o sucesso do News.va, instrumento de comunicação a serviço do ministério papal oferecido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações. De acordo com Dom Celli, o site tem cerca de 90 mil visitantes diários e conta com a participação através de comentários deixados pelos internautas. O serviço está disponível em cinco idiomas e a ideia é ampliar o serviço também para o mundo islâmico. A convergência de mídias e a audácia foram alguns dos pontos destacados.

A importância da interação com outras culturas foi ressaltada. “Vivemos numa sociedade muito cultural e religiosa e é preciso manter um diálogo profundo e respeitoso com o outro, pois ele também pode enriquecer o meu caminho”, afirmou Dom Celli. O presidente citou o papa Francisco como exemplo de uma comunicação audaciosa e eficaz. “O papa captou profundamente esse conceito. Ele comunica de forma simples e direta. Através dos seus gestos, ele dá esperança a muita gente”, observou.

A era digital pede mudanças na forma do discurso e a participação da Igreja nesse ambiente: “Como eu sou chamado a fazer com que a Igreja dialogue com essa nova tecnologia e cultura digital? Como posso fazer o outro conhecer a pessoa de Jesus se a Igreja não está presente nesse ambiente? O modo de comunicar faz a diferença. A espontaneidade e a interatividade são as formas mais eficazes do discurso”, destacou o arcebispo.

A abertura do curso contou com a participação do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Dom Raymundo Damasceno, o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa, o padre jesuíta e conferencista, Antonio Spadaro e do anfitrião e arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Além da presença dos religiosos, a secretária executiva do Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), Susana Nuin e autoridades civis do Estado prestigiaram o encontro.

O Curso de Comunicação para os bispos na Igreja do Brasil segue até a próxima sexta-feira, 8. Durante toda a semana, haverá painéis temáticos e práticas laboratoriais.

Da Assessoria de Comunicação AOR

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!