Diocese de Uberlândia Em Destaque

Capelania Nossa Senhora do Rosário promove palestras sobre diálogo interreligioso

A Capelania Nossa Senhora do Rosário sediará neste mês duas palestras com a abordagem do diálogo interreligioso entre cristianismo e hinduísmo.

capelania-nossa-senhora-do-rosario-e-sao-benedito-uberlandia

Nesta Sexta-feira (13) às 19h na Igreja Nossa Senhora do Rosário – Praça Rui Barbosa, Centro -, haverá a palestra: “a vida espiritual de acordo com o monge Vaishnav Trivikrama Maharaj: um diálogo com o cristianismo“.

Na Segunda-Feira (16) às 19h30, será a vez da PUC-Uberlândia – Rua Padre Pio, 300 -, sediar o encontro para fomentar o diálogo interreligioso entre essas duas grandes religiões. O tema da palestra será: “o Bhakti Yoga Srimad Bhagavad Gita”.

Segundo o vigário para a cultura e educação católica da diocese de Uberlândia, Pe. Sérgio de Siqueira Camargo, “a ideia é justamente a de criar, na Igrejinha do Rosário, um espaço para o diálogo interreligioso. Ou seja, um diálogo entre hinduísmo e cristianismo. Os próximos diálogos serão com representantes do Islamismo (Mulá) e do Judaísmo (Rabino)”, informou.

Clique a seguir para ver cartaz da Palestras em Uberlândia_2

O diálogo interreligioso está dentro das propostas do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), especialmente na Declaração Conciliar Nostra Aetate (sobre a Igreja e as Religiões não-cristãs), e tem como fim último a busca pelo diálogo franco, sincero e fraterno entre os diversos credos, expressões religiosas e espiritualidades.

O papa Francisco, no começo de seu ministério, reafirmou a necessidade do diálogo e da amizade entre os seguidores de diferentes religiões, assinalando que ‘a Igreja está (…) consciente da responsabilidade que todos temos com o nosso mundo, com a criação inteira que devemos amar e cuidar”. O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, por sua vez, ressaltou que “podemos fazer muito pelo bem dos que são mais pobres, dos mais fracos, dos que sofrem, para promover a justiça, a reconciliação e para construir a paz”.

papa_ecumenismo_interreligioso

Com o propósito de realizar uma peregrinação “pela verdade e pela paz”, o Papa emérito, Bento XVI, e diversos outros líderes religiosos de todo o mundo estiveram reunidos em Assis, na Itália, nos dias 27 e 28 de outubro de 2011. Na ocasião, fizeram memória aos 25 anos da primeira Jornada de Oração pela Paz convocada pelo Papa João Paulo II, para uma oração comum pela paz em um período histórico marcado pela Guerra Fria (após os atentados às Torres do Word Trade Center nos EUA).

images

Em entrevista especial ao Instituto Unisinos, o teólogo juiz-forano Faustino Teixeira manifestou sua opinião: “A iniciativa de João Paulo II deixou importantes rastros no âmbito do diálogo inter-religioso, sobretudo um ‘espírito’ novidadeiro de respeito e abertura aos outros”.

Na abertura do documento “Diálogo e Anúncio” , o Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso assim se expressa:

“1. Há vinte e cinco anos, foi promulgada a Nostra aetate, a declaração do Concílio Vaticano II sobre as relações da Igreja com as outras religiões. O documento salientou a importância do diálogo inter-religioso. Recordou, ao mesmo tempo, o constante dever da Igreja de anunciar Cristo, Caminho, Verdade e Vida, em que os homens e as mulheres encontram a sua plenitude (cf. NA 2).

2. Para promover o trabalho do diálogo, o Papa Paulo VI criou, em 1964, o Secretariado para os não-cristãos, atualmente denominado Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso. Após a Assembleia Plenária de 1984, o Secretariado publicou um documento com o título A atitude da Igreja perante os seguidores de outras religiões. Reflexões e orientações sobre diálogo e missão. O documento declara que a missão evangelizadora da Igreja “é uma realidade unitária, mas complexa e articulada”. Indica os seus elementos principais: presença e testemunho; empenho pela promoção social e pela libertação do ser humano; vida litúrgica, oração e contemplação; diálogo inter-religioso; e, por fim, anúncio e catequese.

Para melhores informações a respeito do Diálogo Interreligioso, confira as referência aos documentos Concíliares abaixo:

http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decl_19651028_nostra-aetate_po.html

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/interelg/documents/rc_pc_interelg_doc_19051991_dialogue-and-proclamatio_po.html)

____________________

Serviço:

Palestra: Diálogo entre Cristianismo e Hinduismo. Sexta-feira (13), às 19 h na Igreja Nossa Senhora do Rosário – Pç Rui Barbosa. Segunda-feira (16) às 19h30 na PUC-Uberlândia, Rua Padre Pio, 300.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!