Diocese de Uberlândia Em Destaque

Catedral Santa Teresinha inicia Solenidade da Padroeira da Diocese de Uberlândia

Inicia-se hoje (22) e vai até o dia 01 de outubro, na Catedral Santa Teresinha, Igreja-mãe da Diocese de Uberlândia, a festa em louvor a Deus por Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

1379692_641082955912533_1318836407_n

Ao todo, serão dez dias de festa e orações à Santa Padroeira da Diocese que, além da cidade de Uberlândia, abrange outras oito cidades: Araguari, Araporã, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Monte Alegre de Minas e Tupaciguara.

A programação deste ano contará com a exibição do filme: “Santa Teresinha do Menino Jesus, uma História de Fé”. A cinebiografia ocorrerá na abertura da festa, logo após a Missa, às 18h.

Todos os dias haverá Missas todos em horários diversos, e no dia primeiro (01º) de outubro a Missa será presidida por Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano de Uberlândia.

Pe. Hudson Inácio, Cura da Catedral, expressou a alegria dos paroquianos e de toda a Diocese na participação deste momento importante de comunhão e celebração diocesana:

“Dia primeiro de outubro será a festa de nossa Padroeira Santa Teresinha; ela que foi decretada Doutora da Igreja, é também padroeira das missões, sempre se colocou ao serviço do Reino com suas mais humildes e singelas orações. Assim como toda convicção e fé espero que Santa Terezinha esteja sempre no coração de todos nós, realizando imensas intercessões por todas as nossas necessidades físicas, espirituais e temporais. E que nossas realizações sirvam para que todos os que delas fizerem uso, cresçam em Graça, Santidade e Sabedoria a exemplo do próprio Jesus Cristo. Como Santa Teresinha se configurou ao Cristo sofredor, busquemos também nós essa mesma configuração para um dia herdarmos juntos o Reino Celeste. Você, sua família, todas as Paróquias e Comunidades são convidadas a participarem conosco desta ação de graças em louvor a Padroeira da Catedral de toda a Diocese de Uberlândia. Que pela intercessão de Santa Teresinha, Deus abençoe e proteja, hoje e sempre a todos.”

[box type=”error”]

Quem foi Santa Teresinha?

Santa Teresinha nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Ela não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897 dizendo suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

[/box]

_________________________

Confira abaixo a programação completa da Festa

[box]

Festa em Louvor a Santa Teresinha

Segunda-feira, 22 de Setembro:

07h e 18h – Santa missa e Novena

(Após a Missa haverá a exibição do filme: Santa Teresinha do Menino Jesus, uma História e Fé).

Terça-feira, 23 de Setembro:

07h, 12h e 18h – Santa Missa e Novena.

Quarta-feira, 24 de Setembro:

07h, 12h e 18h – Santa Missa e Novena.

Quinta-feira, 25 de Setembro:

07h, 12h e 18h – Santa Missa e Novena.

Sexta-Feira, 26 de Setembro:

07h, 12h e 18h – Santa Missa e Novena.

Sábado, 27 de Setembro:

07h e 17h – Santa Missa e Novena.

Domingo, 28 de Setembro:

07h, 09h, 18h e 19h30 – Santa Missa e Novena.

Segunda, 29 de Setembro:

07h e 18h – Santa Missa e Novena.

Terça-feira, 30 de Setembro:

07h, 12h e 18h – Santa Missa e Novena.

Quarta-feira, 01 de Outubro:

Solenidade para a Igreja Catedral, festa para toda a Diocese e Abertura da Semana do Nascituro.

07h, 12h e 16h – Santa Missa com benção das rosas.

19h30 – Missa Solene presidida por Dom Paulo Francisco Machado, concelebrada por todos os padres e diáconos com benção das rosas.

Obs.: Todos os fiéis deverão trazer as rosas para serem abençoadas (haverá venda de rosas em frente à igreja)

[/box]

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!