Diocese de Uberlândia Em Destaque

Centenário da Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo

Beata Elena Guerra, nasceu em 23/06/1835, na cidade de Lucca, Itália. Morreu num sábado santo, em 11/04/1914. Por ocasião de sua beatificação, em 26/04/1959, o então papa João XXIII a chamou ‘apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos’.

BEATAELENA

Elena Guerra desenvolveu ao longo de sua vida uma relação de profunda  amizade com o Espírito Santo. Ao se dar conta de que na Igreja, para a maioria dos fiéis, o Espírito Santo era um ‘doce desconhecido’, passou a trabalhar para que Ele fosse conhecido, amado e invocado. Entendendo  ela que ‘ninguém pode dizer: ‘Jesus é o Senhor’, senão sob a ação do Espírito Santo  – I Co 12, 3, então era preciso investir forças no sentido de torná-Lo conhecido.  Dedicou as horas de sua vida rezando e escrevendo.  Escreveu inúmeros tratados sobre a pessoa do Espírito Santo e enviou seus escritos para muitos padres, pois sabia serem eles, por excelência, os animadores da fé nas comunidades cristãs.  Manteve correspondência com um dos papas da sua época, Leão XIII, o qual promulgou a 1ª encíclica sobre o Espírito Santo, ‘Divinum illud munus’, em 09/05/1897. Dois legados importantes de Elena Guerra para a Igreja foram o Rosário ao Espírito Santo e a Novena ao Espírito Santo. O  desejo de seu coração era que a Igreja viesse a se tornar um grande Cenáculo Universal onde  dos lábios de todos os batizados um clamor incessante fosse elevado ao céu: ‘Pai santo, no nome de Jesus, manda Teu Espírito para renovar o mundo’.

O Espírito Santo nos revela Jesus. Ele dá testemunho de Jesus, nos recorda os Seus ensinamentos, nos ensina todas as coisas. Não fala por si mesmo, mas daquilo que recebe de Jesus é o que Ele nos anuncia. Ele é o Espírito da verdade e quando nos voltamos para Ele, Ele nos leva a Jesus, nosso Salvador, ‘o caminho, a verdade e a vida’ – Jo 14, 6. Em se tratando da evangelização, ‘não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós’ – Mt 10, 20. Ele foi enviado para permanecer eternamente conosco e desde nosso batismo vive em cada batizado.

Neste ano do centenário da morte da beata Elena, possa o Espírito Santo triunfar em nossas vidas de modo que aprofundemos nossa amizade com Ele e nos deixemos ser conduzidos por Ele na missão da Nova evangelização a que toda a Igreja está sendo chamada.

Beata Elena Guerra, rogai por nós!

___________

Por, Ana Neucele

[box type=”note”]

Nesta sexta-feira (11) será celebrado o centenário da morte da beata Elena Guerra. Confira abaixo a programação da litúrgica:

11/04/14 – Matriz da paróquia Sta Mônica

7h – 1ª missa no Oratório beata Elena Guerra
8h – 22h: Adoração ao Santíssimo Sacramento no oratório
15h – 22h: Mutirão de confissão na igreja Sta Mônica (preparação para a Páscoa)

[/box]

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!