Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

CF 2020: Campanha foi apresentada em Uberlândia, Araguari e Monte Alegre

A Campanha da Fraternidade foi apresentada em Uberlândia no dia 15, em Araguari no dia 16 e em Monte Alegre no dia 20. Em Uberlândia, o bispo diocesano Dom Paulo Francisco Machado acolheu todos os presentes e o José Horácio da Comissão Diocesana de Justiça e Paz foi quem conduziu a apresentação também em Araguari.

Apresentação da CF em Uberlândia.

 

Apresentação da CF em Araguari.
Apresentação da CF em Monte Alegre.

A Campanha tem como tema: Fraternidade: dom e compromisso e lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). A parábola do Bom Samaritano é o eixo central da Campanha e José Horácio ressaltou que devemos nos atentar para que as atividades pastorais caminhem nessa direção, de acordo com ele:

“A parábola constitui o embasamento suficiente para sentirmos a motivação e inspiração para agir, cuidar e zelar da vida das pessoas e da natureza. É de dentro da nossa fé, sobretudo na pessoa de Jesus, que encontramos o que deve alavancar em nós o compromisso com o outro e com a vida”.

José Horácio explicou detalhadamente, de acordo com o texto-base da CF, os três verbos centrais do lema da Campanha: ver, sentir e cuidar. Além disso, contou com a participação do público presente para discutir como deve ser o olhar e o cuidado do cristão para com o próximo. Ressaltou ainda a necessidade de ver outro com sensibilidade para romper com a indiferença.

Finalizando o encontro, o membro da Comissão Diocesana de Justiça e Paz evidenciou os desafios da Campanha para que os agentes de pastorais e movimentos, bem como toda a comunidade, possa se preparar para agir de acordo com a proposta da CF. Destacou a necessidade de rompermos com a indiferença perante nossos irmãos, estarmos atentos aos exemplos dos Santos e de pessoas da nossa região que promovem o trabalho de cuidado e amor ao próximo como Santa Dulce dos Pobres, Madre Teresa, São Vicente de Paulo, membros da Casa Santa Gemma e da Casa da Misericórdia, e ainda, fazer a memória dos mártires da justiça e do direito dos pobres como Santo Oscar Omero, Irmã Dorothy e Margarida Alves.

O material usado por José Horácio está disponível para download. Clique aqui.

Em Monte Alegre, na Paróquia São Francisco das Chagas, o encontro foi conduzido pelo Pároco Pe. João Antônio da Silva Júnior e contou com a presença de 65 paroquianos. O padre falou sobre a importância do tema abordado pela CF deste ano e que está intimamente ligado aos temas das campanhas anteriores. Juntamente com o seminarista Danilo Carrara, apresentou pontos importantes do texto-base que será abordado nas famílias e comunidades, além de apresentar o vídeo oficial (CNBB) da Campanha. As considerações e oração final ficaram por conta do Vigário Paroquial Pe. Renato Joaquim Ferreira.

A CNBB preparou uma série de materiais que podem ser adquiridos para aprofundamento da Campanha. Conheça-os clicando neste link.

Disponibilizamos aqui o vídeo oficial da Campanha. Assista:

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!