Diocese de Uberlândia Em Destaque

Clero da diocese participa de manhã de espiritualidade

Ocorreu ontem (06), no Instituto Santa Clara, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia, das 08h às 13h, a manhã de espiritualidade para o clero da diocese, conduzida por Pe. Geraldo Maia do clero da arquidiocese de Uberaba.

013

Com o tema “a espiritualidade pascal e presbiteral à luz da exortação apostólica Evangelii Gaudium”, promovida pela Pastoral Presbiteral, a manhã de espiritualidade contou com a presença de 13 padres e 3 diáconos transitórios. Tradicionalmente, a manhã de espiritualidade ocorre duas vezes ao ano; uma por ocasião da Páscoa e outra por ocasião do Natal do Senhor.

Após a oração das Laudes – oração da manhã oficial da Igreja – Pe. Geraldo Maia iniciou sua pregação apresentando as principais ideias da Exortação Apostólica Pós-Sinodal do papa Francisco, Evangelii Gaudium, com enfoque, sobretudo, na perspectiva presbiteral.

A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos. (Evangelii Gaudium, n. 1)

Segundo o pregador, a espiritualidade Pascal é uma espiritualidade de saída, de travessia e do percurso, pois, coloca o discípulo na mesma pedagogia do Cristo, ou seja, sempre em missão. Quanto à espiritualidade presbiteral, Pe. Geraldo afirmou que esta é uma espiritualidade do serviço, da ação pastoral e da solidariedade e, por isso, “ambas se complementem e se inter-relacionam”.

Ainda sobre a Evangelii Gaudium, Pe. Maia apresentou o perfil do sumo pontífice, Francisco: “profeta e pastor. Não propriamente um acadêmico, mas alguém que fez a experiência da Igreja Latino-americana e a comunica agora ao mundo”. Numa leitura acerca das influências do documento papal, Pe. Geraldo ressaltou a transversalidade existente entre os documentos Gaudium et Spes (último documento aprovado pelo Concílio Vaticano II) e Evangelii Nutiandi (do papa Paulo VI sobre o anúncio do Evangelho ao mundo).

021

A Evangelii Gaudium é construída, segundo o pregador, sobre um duplo objetivo: “abrir uma nova etapa na evangelização e indicar caminhos para esse percurso”. Uma ação que deverá estar respaldada por “aquele encontro pessoal com Jesus Cristo que foi amplamente discutido em Aparecida (CELAM 2007) e por aquela alegria já sinalizada pelo papa João XXIII, na sua conhecida teologia da alegria”, sublinhou.

No que se refere à alegria, propriamente, Pe. Geraldo evocou a frase de Francisco já no preâmbulo do seu projeto pastoral: “por que não havemos também nós de entrar nesta torrente de alegria?” (pp. 4-5), numa clara exortação de que a alegria do anúncio deve acompanhar todo missionário e missionária do Evangelho. Mas não qualquer alegria, mas, “a alegria pascal que emana do Ressuscitado”, afirmou. Citando os filósofos críticos do cristianismo, como F. Nietzsche, o pregador reverberou: “há cristãos que tem poucas feições de redimido”, e, no pensamento do papa, “há cristãos que parecem ter escolhido viver uma quaresma sem páscoa”. Por isso, a alegria no e do anúncio do Evangelho é condição para apresentá-lo de modo eficaz e eficiente a todos.

Para Pe. Maia, não há dúvidas: “o anúncio”, que se pretenda eficiente, “deve partir da tradição original e não de alguns anos atrás, unicamente. Isto é; deve partir de uma decidida volta às fontes, àquele frescor inicial”, ponderou. O documento papal, inclusive, adverte que “todo cristão batizado, fiéis leigos ou ordenados, são agentes da pastoral da evangelização, pois a Igreja é povo que evangeliza”, ressaltou.

002

No concerne à espiritualidade presbiteral, Pe. Geraldo Maia enfatizou o encontro pessoal com Jesus Cristo. E mais: “os presbíteros, segundo o papa Francisco, devem ter o cheiro das ovelhas. Devem ser – e são – homens ungidos para levar a boa-nova do Reino e a Misericórdia do Senhor. Por isso, em sua carta apostólica, o papa fez algumas advertências: 1 – não deixemos que nos roubem o entusiasmo; 2 – não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização; 3 – não deixemos que nos roubem a esperança; 4 – não deixemos que nos roubem a comunidade; 5 – não deixemos que nos roubem o Evangelho e; 6 – não deixemos que nos roubem a força missionária”.

Ainda segundo o pregador, o presbítero moderno deve vencer a tentação da “mundanidade espiritual”, fazendo uso de um termo utilizado pelo papa Francisco para se referir ao modo de viver autorreferente proposto pela cultura atual e, em grande medida, aceita por alguns clérigos. “Um grande desafio, sem dúvida nenhuma”, reconheceu o pregador. “Todavia”, prosseguiu, “é preciso romper com este ciclo vicioso no qual o padre assume o lugar do Cristo e, por que não vive uma espiritualidade do encontro pessoal com Ele, não pode mais dá-lo aos demais, fixando todos em si mesmo”, denunciou. Na dinâmica da Evangelii Gaudium, o critério para ser apóstolo de Jesus Cristo, tendo como ponto de partida a experiência dos primeiros cristãos, como nos é narrado nos Atos dos Apóstolos, é que o candidato tenha feito a experiência de Cristo, tenha convivido com Ele”, salientou.

Assim, “o encontro pessoal com Jesus nos assegura que somos, efetivamente, amados e salvos por Ele”, afirmou Maia. Também a partir desta experiência do encontro, “sentimos o prazer espiritual de ser povo e não apenas de ter um povo, uma vez que eu sou uma missão nesta terra e para isto estou no mundo”, endossou. Por fim, “a ação misteriosa do Ressuscitado e do Seu Espírito cria em nós este compromisso com a Evangelização e nos coloca em estado permanente de missão, visto que, como Ele, a força missionária da intercessão nos interpela a criarmos um mundo novo”, finalizou o presbítero da arquidiocese de Uberaba.

018

Após concluir sua pregação, tendo apresentado Maria como mãe e modelo eclesial da evangelização, Pe. Geraldo Maio e os demais participantes da manhã de espiritualidade rezaram pedindo que ela esteja atenta às necessidades evangelizadoras da Igreja Particular de Uberlândia como esteve atenta às necessidades nas bodas de Caná. O encontro entre o clero da diocese de Uberlândia encerrou-se com um almoço de confraternização entre os presentes.

Reze, você também, a oração composta pelo papa Francisco ao término da Evangelii Gaudium

[box type=”tip”]

Virgem e Mãe Maria,
Vós que, movida pelo Espírito,
acolhestes o Verbo da vida
na profundidade da vossa fé humilde,
totalmente entregue ao Eterno,
ajudai-nos a dizer o nosso «sim»
perante a urgência, mais imperiosa do que nunca,
de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.

Vós, cheia da presença de Cristo,
levastes a alegria a João o Baptista,
fazendo-o exultar no seio de sua mãe.
Vós, estremecendo de alegria,
cantastes as maravilhas do Senhor.
Vós, que permanecestes firme diante da Cruz
com uma fé inabalável,
e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição,
reunistes os discípulos à espera do Espírito
para que nascesse a Igreja evangelizadora.

Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados
para levar a todos o Evangelho da vida
que vence a morte.
Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos
para que chegue a todos
o dom da beleza que não se apaga.

Vós, Virgem da escuta e da contemplação,
Mãe do amor, esposa das núpcias eternas
intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo,
para que ela nunca se feche nem se detenha
na sua paixão por instaurar o Reino.

Estrela da nova evangelização,
ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão,
do serviço, da fé ardente e generosa,
da justiça e do amor aos pobres,
para que a alegria do Evangelho
chegue até aos confins da terra
e nenhuma periferia fique privada da sua luz.

Mãe do Evangelho vivente,
manancial de alegria para os pequeninos,
rogai por nós.

Amen. Aleluia!

[/box]

 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!