A Igreja no Brasil e no Mundo

Congresso internacional de Catequistas no Vaticano

Cidade do Vaticano (RV) – Mil e seiscentos catequistas, agentes de pastoral, docentes e especialistas de várias realidades formativas encontram-se no Vaticano a partir desta quinta-feira, até o próximo sábado, reunidos na Sala Paulo VI, onde realizam o Congresso Internacional de Catequese.

catequistas

Com o tema “O catequista, testemunha da fé”, o evento – que se insere no âmbito das iniciativas do Ano da Fé –, propõe-se a oferecer uma reflexão sobre a primeira parte do Catecismo da Igreja Católica, e está principalmente voltado para os presidentes das Comissões das Conferências episcopais que se ocupam de catequese e de evangelização, para os responsáveis dos setores catequéticos e, sobretudo, para os próprios catequistas.

Os participantes viverão nesta sexta-feira um momento peculiar, na Sala Paulo VI, com a catequese que o Papa lhes oferecerá. E no domingo terão a missa na Praça São Pedro, presidida pelo Santo Padre, por ocasião do Dia dos Catequistas. Os trabalhos do Congresso foram abertos pelo secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Octavio Ruiz Arenas. A Rádio Vaticano o entrevistou:

Dom Octavio Ruiz Arenas:- “O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização – que recebeu do Papa Bento XVI a incumbência de acompanhar a catequese – quis, dentro do Ano da Fé, organizar um Congresso internacional de catequese com a finalidade de renovar e relançar aquele desejo de conhecer melhor o Catecismo da Igreja Católica. Esse Congresso quer assim aprofundar, sobretudo, aquilo que se encontra na primeira parte: todo o mistério da revelação de Deus, oferecido pela verdade que o Senhor nos dá para a salvação e a nossa resposta. Há também a necessidade de transmitir a fé com ‘fidelidade’.

RV: Um dos temas será, portanto, Deus que busca o homem e se revela…

Dom Octavio Ruiz Arenas:- “Porque Deus busca o homem em todos os momentos e revela o seu Mistério: um mistério de amor, misericórdia e salvação. A Igreja tem a missão de transmitir essa mensagem para ajudar todos os homens a alcançar a salvação.

RV: Hoje, existem mais de três milhões de catequistas no mundo inteiro. Qual é a realidade deles?

Dom Octavio Ruiz Arenas:- “A Igreja sempre estimou profundamente os catequistas, que podemos considerar os principais colaboradores dos sacerdotes na transmissão da fé. Aliás, muitos catequistas conseguiram conservar a fé viva da Igreja em muitas circunstâncias, por exemplo, nas perseguições, ou em situações de falta de sacerdotes e religiosos. Portanto, os catequistas devem ser encorajados, a fim de que realizem realmente um trabalho enorme e de grandíssima importância na Igreja. Precisam de uma séria preparação e esta é uma das finalidades do Congresso: evidenciar que os catequistas devem receber uma formação, não somente do ponto de vista do conteúdo, mas, sobretudo, a fim de que possam ter uma vida que seja testemunha viva daquela verdade que querem transmitir.” (RL)

Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/09/26/iniciado,_no_vaticano,_congresso_internacional_de_catequistas/bra-732101
do site da Rádio Vaticano

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!