Diocese de Uberlândia Em Destaque

Consagração da Igreja São João Batista será nesta sexta-feira (31)

Será celebrada amanhã, 31, às 19h30, na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, localizada na Rua Jerônima Lucas Barros, nº 513, no Bairro Segismundo Pereira, a Missa de Dedicação e Consagração da Igreja e do Altar.

paroquia-sao-joao-batista-uberlandia2

Nos últimos seis meses a Igreja passou por uma grande reforma em sua estrutura. A Missa será presidida por Dom Paulo Francisco, bispo diocesano, e concelebrada pelo atual pároco, Pe. Ernane da Silva, junto a outros padres do clero diocesano.

O Rito de Dedicação da Igreja e do Altar possui quatro momentos importantes, são eles: Aspersão – Os padres presentes aspergem o povo e as paredes da Igreja; Unção do Altar e das paredes da Igreja – O bispo unge todo o Altar com o óleo e em seguida os padres ungem as paredes da Igreja; Incensação do Altar e da Igreja – O bispo coloca o incenso em um fogareiro que estará em cima do Altar e os padres incensarão as paredes e todo o povo; E por último a Iluminação do Altar e da Igreja – O diácono acende as velas do altar e outras lâmpadas da Igreja em sinal de alegria e festividade.

O ELODAFE conversou com o Pe. Ernane Silva, pároco, sobre este importante momento que a Paróquia irá celebrar. Confira a entrevista:

ELODAFE: Pe. Ernane, quais foram os maiores desafios encontrados pelo senhor no início desta empreitada?

Pe. Ernane: Acredito que o grande desafio no início foi a coragem. Sabia o que queria, mas não sentia o mesmo por parte dos fiéis. Alguns acreditaram que era uma reforma pequena e simples, por isso não compraram a ideia de imediato; Mas aos poucos foram percebendo a grandeza deste desafio.

ELODAFE: Dentro destes seis meses de reforma, quais as transformações notadas pelo senhor em todos aqueles que participam da Comunidade?

Pe. Ernane: Acredito, ainda, ser muito cedo para falar em transformações. Esta transformação virá com o tempo. O novo espaço exigirá que essa mudança aconteça.

ELODAFE: Podemos considerar que este dia 31, marcará o encerramento de um importante ciclo para a história da Paróquia São João Batista. Nestes seis anos de sua caminhada a frente desta administração paroquial, pensando em tudo o que viveu junto à comunidade, o que faz este ciclo ser diferente dos demais que já se completaram?

Pe. Ernane: Na verdade esta data do dia 31 marcará o início de uma nova história. Quando se faz um panorama destes 25 anos, é necessário o fazer com o olhar da fé, pois ele permitiu dar essa guinada que estamos fazendo hoje. Acredito que a luta e os desafios enfrentados, amadureceram muito a comunidade para que ela pudesse fazer essa transformação. A minha caminhada a frente desta Paróquia, não fez deste tempo diferente dos demais, mas sim uma continuidade da missão confiada pelo Cristo. Aqui (Paróquia) procurei impregnar tudo aquilo que é meu dever tendo como instrução prioritária a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja. Por isso acredito não ter feito nada diferente daquilo que outros ciclos anteriores tenham realizado. Pelo contrário, os demais passados permitiram que pudéssemos fazer o que fizemos.

ELODAFE: Depois de passar por todo este processo, que mensagem você deixa a todos aqueles que o fizeram possível, de alguma forma?

Pe. Ernane: A minha mensagem é muito simples…Obrigado por tudo, principalmente por confiar e por participar de alguma forma. Se houve alguma mudança, ela foi possível primeiro por estarem de coração aberto para ela e por acreditarem na força da comunidade. Depois da fé, acredito que o princípio básico da sua ação é acreditar na comunidade e se fazer dentro dela. Nela fortalecemos a fé e descobrimos que a beleza da felicidade da vida. Então, o que me resta é desejar que o Bom Jesus continue abençoando e abrindo a consciência de todos.

A inauguração da Igreja irá fazer parte dos vários momentos a serem vividos dentro dos preparativos para o ano jubilar da Paróquia, que teve início no ultimo mês de junho e terminará em junho de 2016, quando a Paróquia celebrará seu jubileu de prata, 25 anos de criação canônica. A Paróquia enviou um convite para todos participarem da celebração, confira:

         “A Paróquia São João Batista na pessoa do seu pároco Pe. Sebastião Ernane da Silva tem a honra de convidar vossa Senhoria e família a prestigiar o momento especial no qual ocorrerá a celebração de Consagração e reinauguração da Igreja Matriz presidida pelo nosso bispo D. Paulo Francisco Machado. Repletos de alegria, após um longo período de obras para tornar o espaço celebrativo da Matriz um lugar propício e acolhedor para as orações dos fiéis que marcam o tempo e fazem a história do povo de Deus. Sua presença será muito importante e nos alegrará neste momento de profunda espiritualidade em nossa Santa Missa.”

O CCD (Centro de Comunicação Diocesano) louva a Deus pela vida de cada um que fez parte desta reforma e deseja a toda Paróquia São João Batista, que os momentos a serem vividos nesta nova Igreja, sejam repletos de alegria e muito abençoados por Deus.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!