Diocese de Uberlândia Em Destaque

"Convocamos este Concílio com mãos trêmulas e coração apertado" João XXIII

Com o propósito de conhecer mais e melhor o Concílio Ecumênico Vaticano II, dom Beni, conferencista da Semana de Atualização Teológica para o Clero da Província Eclesiástica da Arquidiocese de Uberaba-MG [Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba e Patos de Minas) apresentou, na tarde desta Terça-Feira (24), a Constituição Apostólica Humanae Salutis do beato João XXIII por ocasião da convocação do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), concluído sob o papado de Paulo VI.

concilio-vaticano-ii

Numa abordagem direta e clara, o sumo pontífice, na época, apresentava a toda a Igreja, bem como a todos os demais interessados, o programa e os motivos da convocação de um Concílio Ecumênico. Diante de uma análise sócio cultural, religiosa e social, o papa reivindicava o direito e o dever da Igreja de entrar em diálogo permanente com o mundo moderno, aliás, uma humanidade que estava “caminhando para uma nova ordem”, novidade esta da qual a Igreja não poderia se ausentar nem tampouco se omitir.

Por isso, a fim de que os participantes da Atualização Teológica pudessem se defrontar diretamente com o texto, dom Beni dividiu-os em três grupos com a presença dos bispos da Província Eclesiástica em cada um dos grupos, para que todos pudessem ler a Constituição Humanae Salutis e respondesse algumas questões sugeridas.

030

Após o tempo destinado ao estudo em grupos, os participantes voltaram ao plenário geral e, ali, um representante de cada grupo expôs o parecer de todos. Ao término do dia, coube ainda ao conferencista uma terceira palestra sobre a Constituição Dogmática Lumen Gentium, eminentemente doutrinária.

038

Lumen Gentium (a luz dos povos) refere-se a Cristo e não à Igreja como costumeiramente é compreendida esta frase Conciliar. Os primeiros padres do Cristianismo, os chamados Santos Padres, traduziam de modo simbólico esta relação da Igreja com o Seu Cristo; o Sol e a lua. A missão da Igreja, portanto, é receber do Cristo a Luz e dá-la ao mundo. Cristo é a luz dos povos, e não a Igreja, pois esta não tem luz própria. A Igreja é iluminada por Cristo e chamada a refletir no mundo a Luz de Cristo. Isto se dá quando ela anuncia o Evangelho; quando celebra os Sacramentos; pelo testemunho cristão, mas, sobretudo, pela santidade de vida.

Tendo como finalidade a Pastoral, o Concílio Vaticano II tinha, além dessa, um propósito claro, a saber, o desenvolvimento da eclesiologia do Concílio Vaticano I (1869-1870), abruptamente interrompido pela guerra franco-prussiana (1870-1871), entre o império Francês e o Reino da Prússia.

017

A estrutura da Constituição Dogmática Lumen Gentium, por sua vez, composta de 8 capítulos, é: 1 – mistério da Igreja (identidade íntima da Igreja, dimensão espiritual que é mais importante do que a visão instituição); 2 – Povo de Deus (visível, presente no mundo em continuidade com o antigo Povo de Deus / Israel); 3 – dimensão hierárquica; 4 – cristãos leigos; 5 – chamado universal à Santidade (toda a Igreja é chamada à vocação da Santidade); 6 – vida consagrada (forma especial de santidade/radicalidade do batismo, os conselhos evangélicos); 7 – dimensão escatológica (novidade da eclesiologia do Vaticano II/ missão a cumprir no mundo e uma vocação divina/ a Igreja que está na terra e a que está no céu formam a Igreja Universal); 8 – Maria (membro iminente da Igreja, tipo da Igreja, Mãe da Igreja e Futuro da Igreja).

Confira mais fotos em nossa fanpage: www.facebook.com/elodafe

Programação de amanhã, Quarta-feira (25):

[box type=”note”]

07h: Santa Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida (presidente: d. Cláudio, bispo de Patos de Minas-MG)

08h: Café da manhã

08h30: 1ª Conferência: Mariologia (cap. VIII da Lumen Gentium)

10h: Intervalo

10h30: 2ª Conferência: Constituição Sacrossanctum Concilium e decreto Prestyterorum Ordinis

12h: Almoço

14h15: 3ª Conferência: Constituição Pastoral Gaudium Et Spes

15h40: Intervalo

17h: Encerramento

[/box]

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!