Diocese de Uberlândia Em Destaque

Cúria diocesana promove manhã de formação para atendentes paroquiais

da Redação do CCD

Iniciada às 9h, nessa quarta-feira (19), a reunião com os(as) atendentes paroquiais na Cúria Diocesana contou a participação do bispo diocesano, dom Paulo Francisco Machado, padres, diáconos transitórios e contadores.

006

A reunião iniciou-se com um café da manhã de boas-vindas, seguida da oração inicial presidida por dom Paulo, momento em que se rezou especialmente pelos atendentes paroquiais.

Após este primeiro momento, o bispo diocesano dirigiu-se aos atendentes falando-lhes acerca das burocracias necessárias para regularização contábil e fiscal, visando cumprir determinadas exigências legais da normativa jurídica brasileira.

Segundo dom Paulo Francisco é indispensável a regularização, pois o Estado brasileiro entende a Igreja Católica como uma instituição do terceiro setor, uma organização sem fins lucrativos, o que a torna juridicamente responsável pela prestação de contas dos seus recursos financeiros. Além do mais, “a centralização contábil na cúria diocesana – sede administrativa da Igreja Particular da diocese de Uberlândia – já era um desejo antigo”, afirmou.

007

Com a finalidade de tratar de aspectos técnicos, os contadores da cúria, Ezio e Aline, juntamente com a responsável pelo departamento pessoal, Fátima, abordaram os mecanismos pelos quais os atendentes paroquiais precisam se adequar para a prestação de contas das respectivas paróquias em que trabalham. Neste sentido, ressaltou-se a importância da uma interação recíproca entre paróquias e cúria, para que a diocese não tenha dissabores com a Receita Federal, evitando, dessa forma, qualquer hipótese de lavagem de dinheiro, desvio de recursos ou sonegação de impostos.

009

Mostrando-se atenciosos com as questões legais, os atendentes paroquiais apresentaram várias questões que envolviam desde aspectos corriqueiros do dia-a-dia das paróquias, tais como emissão de recibos e o lançamento de entradas e saídas nos livros de balanço, bem como questões mais técnicas, tais como a realização do inventário dos patrimônios das comunidades.

Após o momento de diálogo entre os contadores e os atendentes, finalizou-se a reunião rememorando o papel de Maria para a Igreja Católica como aquela que foi escolhida por Deus para realizar seus planos, bem como São José, haja vista que a reunião deu-se no dia de sua Solenidade, retratando dessa maneira a importância da família no seio da sociedade, sob a perspectiva do Evangelho de Cristo.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!