Diocese de Uberlândia Em Destaque

Curso de Liturgia prepara Leitores para Celebrações Eucarísticas

Com o tema; “Liturgia: cume e fonte da formação cristã; um percurso a ser descoberto”, ocorreu nesse final de semana, 25 e 26, no Instituto Santa Clara, na Rua Profª. Juvenília dos Santos, 1659, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia-MG, o curso de Liturgia para Leitores.

075

 

  “a experiência com a Palavra de Deus é que me faz proclamá-la eficazmente” Ir. Soênia Brito

095

O curso para Leitores foi uma promoção da diocese de Uberlândia em parceria com as Irmãs Franciscanas do Senhor. Segundo Ir. Terezinha Ferreira (60), organizadora do evento, a ideia do encontro surgiu quando ela foi convidada pelo pároco da Paróquia São Mateus, no bairro Finotti, para ser a responsável paroquial da pastoral litúrgica naquela Paróquia. “Daí eu pensei numa formação que pudesse reunir o maior número possível de pessoas. O meu intuito foi chamar alguém ‘de fora’ que pudesse dar uma formação mais ampla. Entrei na internet e procurei pelas irmãs do apostolado litúrgico. O Pe. Olimar Rodrigues – Cura da Catedral de Uberlândia e coordenador diocesano de Liturgia – me apoiou, além de eu contar ainda com a colaboração de muitas outras pessoas. Estou muito realizada”, confidenciou emocionada a religiosa.

Na Sexta-feira (25), a programação prevista para começar às 19h30 iniciou-se às 19h50. O atraso foi integrado à formação dos participantes: “o que eu fiz aqui hoje, vocês não devem fazer em suas liturgias; eu deveria ter chegado antes, testado os equipamentos e não feito vocês esperar. Eu errei e peço desculpas; em nossas liturgias, devemos ter o cuidado de preparar todas as coisas com antecedência e sem atropelos”, justificou-se a conferencista.

“A Sacrosanctum Concilium é uma leitura indispensável para um agente de liturgia” Ir. Soênia Brigo

O curso contou com a assessoria de Ir. Soênia Brito (50), religiosa da congregação das Discípulas do Divino Mestre popularmente conhecida pelo seu carisma, Apostolado Litúrgico. Em sua primeira comunicação, Ir. Brito abordou o tema da “palavra”, perguntando aos agentes o que eles entendiam por “palavra” e qual “palavra” mais os marcaram, individualmente. Posteriormente, Ir. Soênia tratou do tema da dabar, a Palavra performativa de Deus na bíblia e ao longo da história humana.

013
Ir. Soênia Brito, pdm

“da mesa da Palavra eu sou encaminhado para a mesa da Eucaristia” Ir. Soênia Brito

Em sua palavra de boas-vindas aos presentes, o coordenador diocesano de Liturgia, Pe. Olimar Rodrigues, abordou o “problema” dos folhetos nas celebrações eucarísticas. Segundo o religioso, nas reuniões do clero já foi discutida inúmeras vezes a possibilidade de retirá-los; todavia, “nós nos perguntamos: nossos leitores farão a Palavra de Deus chegar ao coração de nossos fiéis?”, contraargumentou o Cura.

096

Ao longo da formação, um dos documentos de maior relevo apresentado aos presentes foi a Sacrosanctum Concilium, 1º documento conciliar que, junto com o Vaticano II (1962-1965), completou 50 anos este ano. Segundo a assessora, a “Sacrosanctum Concilium é uma leitura indispensável para um agente de Liturgia”, endossou.

O curso transcorreu de modo ordenado e apresentou, durante os dois dias de encontro, categorias imprescindíveis no entendimento da vida litúrgica dos cristãos, a saber, a história da Salvação, com a figura comunicante de Deus que entra em diálogo permanente e compreensível com o ser humano e o chama à parceria, bem como a figura do profeta que, segundo antiguíssima tradição, apresenta-o como “mensageiro da Palavra de Deus”, sendo o profeta o meio que Deus usa para falar e se fazer compreender aos demais. Seria este, conforme Ir. Soênia Brito, o protótipo do exímio leitor: “que se coloca atento a ouvir a Palavra de Deus e, depois de conhecê-la, tendo com ela uma experiência profunda e pessoal, se põe a comunica-la aos demais”, afirmou.

Para a conferencista, o espaço do Templo é o espaço sagrado em que Moisés foi convidado por Deus a retirar as sandálias, pois era um solo santo (cf. Êx 3, 7ss). Assim, “ao adentrar um espaço destinado à proclamação e vivência da Palavra de Deus, o fiel deve, igualmente, se ‘despir’ de tudo quanto lhe possa impedir de fazer a experiência libertadora, salvadora e redentora desta mensagem”, analisou a religiosa. “Ao sair de casa, é preciso já entrar no espaço sagrado para ouvir a Deus”, ressaltou.

“Por que nossas Igrejas não são espaços sagrados aptos a se ouvir a Deus, como ocorreu com Moisés?” Ir. Soênia Brito

Questionada a respeito da preparação para a Leitura da Palavra em Igreja, Ir. Soênia foi categórica: “leia, releia, reze e [só] depois proclame”. E mais; “essa Palavra precisa ser proclamada com a vida, pois ela é a Palavra de Deus”, afirmou com veemência.

056

No Sábado (26), pela manhã, o bispo diocesano, dom Paulo Francisco Machado, esteve no Instituto Santa Clara para dirigir aos agentes da pastoral litúrgica a sua palavra de pastor. Confirmando os presentes na missão litúrgica, disse-lhes: “trabalhem bem; escutem bem. Tirem algumas coisas que não estão certo do coração e tenham a dimensão da Eucaristia na vida cristã”. Ainda segundo dom Paulo, “o nosso encontro direto com Deus se realiza pela Palavra de Deus, através da Palavra proclamada”, finalizou.

“A leitura orante da bíblia nos ajuda a mergulhar na experiência da Palavra de Deus”. Ir. Soênia Brito

Ao término do curso, os participantes se mostraram profundamente entusiasmados e animados para a missão. Para Anazia de Carvalho (44), auxiliar administrativo, da Paróquia São Sebastião, “o curso era um anseio de todos por mais formação”. Questionada acerca da condução do curso, Anazia elogiou a conferencista ressaltando que ela parte “de uma orientação bem básica e fundamentada, pois vemos que ela busca formação nos documentos da Igreja. Assim, faz a gente perceber a unidade da Liturgia, o que infelizmente não vemos em nossas celebrações’, denunciou.

086

O curso de liturgia contou com um número expressivo de agentes da pastoral litúrgica da diocese. Estiveram presentes na formação litúrgica mais de 60 pessoas, provenientes de diversas paróquias (confira lista das paróquias participantes abaixo). Além de leigos, se fizeram presentes também religiosos, padres e diáconos. Para Ir. Eugênia de Oliveira (60), da congregação do Sagrado Coração de Jesus e Maria, da cidade de Araguari-MG, “o curso foi muito proveitoso. O desafio agora é dar o exemplo nas celebrações”, reconheceu a religiosa. Para Maria Coutinho (60), professora, da Paróquia São Cristóvão, “diante de outros cursos, esse acrescentou um pouco mais e nos estimulo sobremaneira, pois nos motiva a pormos em prática o que sabemos e nos faz sentir com vontade de transmitir aquilo que conhecemos”, ponderou.

088

“é preciso retirar as sandálias; os celulares, os barulhos, os ruídos, a dispersão…” Ir. Soênia Brito

Para o pároco da Paróquia São Cristóvão, e presente durante todo o curso, Pe. Joaquim da Costa Porto, “o curso foi muito interessante e foi condizente com o tema proposto: o mistério a ser descoberto. Mais uma vez tocou naquilo que precisamos acertar para podermos celebrar melhor”, salientou o religioso.

“A liturgia é o lugar privilegiado para se fazer a experiência da Salvação” Ir. Soênia Brito

Ao término da formação, os participantes se reuniram na capela e rezaram juntos o ofício da tarde – vésperas – oração oficial da Igreja, conduzido e animado pela assessora do curso, Ir. Soênia Brito

044

Confira mais fotos em nossa fanpage: www.facebook.com/elodafe

[box type=”error”]Confira nessa Terça-Feira (29), entrevista com Ir. Soênia Brito, falando sobre Liturgia[/box]

Paróquias presentes no Curso de Liturgia

[box type=”note”]

Nossa Senhora do Caminho
Capelania Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
São Sebastião
Divino Espírito Santo
Nossa Senhora do Carmo
São Gaspar Bertone
Nossa Senhora de Fátima
São Pedro
Cristo Rei
Santo Antônio
São João Batista
São Sebastião
Bom Jesus
Catedral Santa Teresinha
São Francisco de Assis
Nossa Senhora da Abadia
Nossa Senhora Aparecida
São José
São Cristóvão
São Mateus

[/box]

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!