A edição 2014 do Curso sobre a realidade da Amazônia reuniu vinte e cinco missionários entre eles sacerdotes, religiosos, diáconos e seminaristas de diferentes estados brasileiros como Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Alagoas, como também de países como a Itália, Índia, Moçambique, Angola, Tanzânia, Quênia e México.
O curso teve assessoria de professores leigos, sacerdotes e uma religiosa. Contou com a participação do bispo diocesano, dom Sérgio Castriani, que colaborou na formação sobre a realidade da evangelização da região amazônica.
“Antes de vir para a missão o missionário se forma na sua comunidade de origem. Ao decidir partir, ele precisa de uma formação específica que o prepare espiritualmente e pastoralmente para o trabalho que vai desenvolver”, explicou dom Sérgio.
Também esteve presente o bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira, dom Edson Tasquetto Damian. Atualmente, a diocese de São Gabriel é composta por 95% de indígenas e possui anos de experiência na dimensão missionária.
Conteúdo
Na formação foram abordados temas como a Criação e Ecologia, História do Cristianismo na Amazônia, Antropologia Cultural, Povos Indígenas, Pluralismo Religioso, Missiologia e Inculturação, entre outros. Após realizarem esse curso, os missionários irão atuar em arquidioceses, dioceses e prelazias na região Amazônica.
No evento, os cursistas trocaram experiências missionárias e realizaram visitas às paróquias da região para conhecimento da realidade pastoral do local.
A formação ocorreu de 10 a 23 de fevereiro, no Instituto de Teologia de Ensino Superior (Itepes), em Manaus (AM) e foi realizada em parceria com a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, com assessoria de irmã Maria Irene Lopes dos Santos.
Fonte: cnbb
Adicionar comentário