Diácono Rosendir Guimarães de Souza, representando os diáconos do regional leste II [Minas Gerais e Espírito Santo], participou nessa Segunda-Feira (14), em Brasília-DF, da reunião nacional da CMOVC – Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
A reunião iniciou-se as 18h com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo metropolitano de Palmas-TO, dom Pedro Brito Guimarães. O tema do encontro foi: “Uma nova Paróquia: Comunidade de comunidades em perspectiva vocacional”. Em sua homilia, dom Pedro falou da importância das comissões da CNBB e em especial a da CMOVC que cuida “com muito zelo, carinho e valor pelas vocações ministeriais e da vida consagrada”.
Segundo relatou ao ELODAFÉ o diácono permanente de Uberlândia-MG, Rosendir Guimarães, dom Pedro afirmou ainda que “é preciso que padres, diáconos, religiosos e religiosas possam levar para suas comunidades conhecimentos e assim partilhar, informar, e fazer valer o verdadeiro rosto de Jesus Cristo”, finalizou.
Confira abaixo cobertura da CNBB
Dentro da perspectiva vocacional, o Estudo 104 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, é instrumento de reflexão da reunião Ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CEPMOVC), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento ocorre de 14 a 17 de outubro, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília.
De acordo com assessor da comissão, padre Deusmar Jesus da Silva, “o encontro acontece anualmente e reúne todos os organismos que fazem parte da CEPMOVC”. Estão presentes representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), Organização dos Seminári