Diocese de Uberlândia Em Destaque

Diáconos Transitórios da Diocese concluem retiro espiritual em Itaici-SP

Na Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade de Uberlândia, concluiu-se hoje (16), na cidade paulista de Indaiatuba, no bairro Itaici, na chácara da Companhia de Jesus (Jesuitas), o retiro espiritual dos Diáconos transitórios da Diocese de Uberlândia: Claudemar Silva, Eduardo César e Marco Aurélio.

claudemar-silva

O retiro teve início no último dia 08, foi orientado pelo religioso jesuita, Pe. Quevedo, e contou com a participação de mais de 100 pessoas, provenientes de vários Estados brasileiros. Utilizando-se da pedagogia jesuítica a partir dos escritos do fundador da congregação, Santo Inácio de Loyola, Pe. Quevedo propôs as chamadas oito semanas de oração, em que se contempla todo o mistério da Salvação, desde a encarnação do Filho de Deus até sua Ressurreição, na contemplação do Amor.

qvdSegundo Pe. Quevedinho (como é carinhosamente chamado), um retiro espiritual para religiosos é, sobretudo, importante porque propicia uma maior intimidade com Deus, uma vez que uma pessoa não se faz necessariamente  religiosa “pelo fato de falar muito de Deus, mas por falar e agir de tal maneira, que os outros se sintam respeitados e amados por ela”.

Os retiros inacianos são conhecidos pelos muitos momentos de silêncio e de oração pessoal, sobretudo através da contemplação dos episódios bíblicos, sendo que o participante do retiro deve confrontá-los com a  própria vida.

A semana de oração inaciana foi encerrada com a Celebração da Eucaristia na capela Santo Inácio, às 11h, com a participação de todos os demais grupos que estiveram em retiro espiritual na chácara. E, logo após, foi servido o almoço de confraternização, momento igualmente celebrativo em que todos se apresentam e trocam correspondências, além de desejarem uns aos outros fidelidade ao (s) compromisso (s) assumido (s) durante o retiro.

IMG-20140716-WA0004

O retiro espiritual para ministros ordenados (diáconos, padres e bispos) é uma normativa do Código de Direito Canônico, conforme cânon 276 § 24e tem como objetivo principal dar aos clérigos uma oportunidade maior para a reflexão e a oração pessoal.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!