Diocese de Uberlândia Em Destaque

Dimensão de ser cristão

‘Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva’. – Doc. de Apª  – nº 12.

envio

Não basta ser batizado para dizer ‘sou cristã’, ‘sou cristão’, é preciso que haja um encontro com Jesus Cristo, ‘autor e consumador da fé’. Como se dá este encontro? Penso em Edith Stein. Era judia. Um dia, na sua adolescência ainda, saiu de casa e foi em busca da verdade. Rompeu com a fé de seus pais e foi em busca da fonte que pudesse saciar sua alma da verdade plena. Sua busca foi intensa e nela vemos realizada a promessa de Jesus: ‘ buscai, e achareis’ – Lc 11, 9. Edith encontrou em Jesus a Verdade e não podia ser de outra forma, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida – Jo 14, 6. Converteu-se ao cristianismo e neste processo redescobriu no judaísmo as raízes da fé cristã. Toda a sua vida a partir de então foi  um verdadeiro testemunho cristão. A vida dela nesta terra de exílio terminou nas câmaras de gás, no campo de concentração de Auschwitz para onde fora deportada na companhia de muitos judeus. João Paulo II, na homilia da beatificação de Edith Stein, afirma que ela ‘foi uma grande filha do povo hebreu e uma grande cristã entre milhares de irmãos martirizados’.

Por força do meu batismo sou cristã, mas não quero viver na superficialidade esta grande graça. Quero encontrar Jesus! Eis a minha busca diária. Conhecer a vida dos santos me empolga e me encoraja na busca de Jesus. Eles O encontraram, eu O encontrarei.  O encontro com Jesus dará todo o sentido à existência humana, daí a importância e a urgência desse encontro  num tempo em que se verifica a desertificação da fé.

edith-stein (2)

Sta Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós! Nome que Edith Stein escolheu como carmelita (Teresa Benedita da Cruz)

_______________

Por, Ana Neucele

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!