Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Diocese criará Comissão Diocesana de Liturgia

A Sagrada Escritura nos relata que desde as primeiras Comunidades Cristãs a liturgia ocupa um lugar de centralidade na vida e missão daqueles que se propõem a seguir o Mestre Jesus, pois atualiza o Mistério Pascal (cf. At 2,42). A Igreja no decorrer dos séculos reafirma que o Mistério celebrado na liturgia, em especial nos Sacramentos, consegue para os homens e mulheres, com total eficácia, a santificação em Cristo e a glorificação de Deus (cf. SC 10) criando, fortalecendo e manifestando a comunhão eclesial (cf. Cân. 840). Assim, a Diocese de Uberlândia, por meio de nosso Bispo Diocesano, criará a Comissão Diocesana de Liturgia, que é um desejo da Igreja, pois sendo um organismo de promoção e articulação da vida litúrgica na Igreja Particular, em suas atribuições, zelará pelo Culto Sagrado, pelo Canto Litúrgico e pela manutenção e elaboração dos Espaços Litúrgicos, tornando-se um ambiente para fomentar nos fiéis (Leigos e Clérigos), uma verdadeira experiência da Vida Cristã.

Em nossa Diocese, a Comissão de Liturgia terá por objetivo promover, fortalecer e acompanhar a vida litúrgica da Igreja Diocesana e o seu processo de renovação à luz do Concilio Vaticano II, pois a missão da Igreja está intrinsicamente relacionada com a “dimensão celebrativa e festiva da fé cristã, centrada no Mistério Pascal de Cristo Salvador, em particular na Eucaristia” (DAp 99).

A criação da Comissão se dará dentro da Celebração Eucarística, presidida por nosso Bispo Diocesano, dom Paulo Francisco Machado, em nossa Igreja Mãe, a Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, às 18h, no dia 16 de dezembro de 2020, dentro do Sagrado Tempo do Advento, Tempo que nos preparar para o Natal do Senhor e que inicia o Ano Litúrgico. Na ocasião será nomeada a Coordenação da Comissão, que fará o Juramento de Fidelidade, para o bom exercício da missão a eles confiada.

A Santa Missa será transmitida pelo Facebook Elo da Fé e também pelo Facebook da Catedral Santa Teresinha, e diante da situação pandêmica, devido às restrições de biossegurança, pedimos aos fieis que entrem em comunhão com nossa Igreja Particular através da oração, acompanhando pelos Meios de Comunicação.

Que a Bem-Aventurada Virgem Maria, Estrela da Evangelização, e São José, seu castíssimo esposo e Patrono Universal da Igreja, intercedam pela Comissão Diocesana de Liturgia que será criada.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!