Diocese de Uberlândia Em Destaque

Diocese confere ministérios de leitor e acólito a pré-diácono

da Redação do CCD

Ocorreu nesse último domingo (9), na Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, em Uberlândia-MG, a instituição dos ministérios de Leitorato e Acolitato, conferidos pelo pároco, Pe. Itamar de Almeida Machado, ao candidato ao diaconato permanente, Ivo Costa.

O rito ocorreu na celebração eucarística das 19h30, com expressiva participação dos fiéis leigos da comunidade paroquial, familiares, amigos e parentes do candidato, além de membros do diaconato permanente da diocese.

ivo-costa-2

Ivo Costa é casado com Luzia Odulia Noemi Costa e pai de dois filhos, Rodrigo e Renato e avô de Maria Luiza. O pré-diácono é natural de Santo Antônio do Sudoeste-PR e cursa, atualmente, Teologia na PUC-Uberlândia.

Nas redes sociais, os amigos de Ivo Costa se manifestaram. Dentre eles, Nadia Fraga sintetizou: “nosso querido amigo, estamos felizes por mais um passo dado nesta caminhada no serviço do Senhor, louvamos a Deus por vc, pela sua missão de levar o Evangelho por onde passar. Deus seja louvado!”.

Ao CCD, Ivo Costa afirmou: “o diaconato para mim não é questão de méritos, mas questão de chamado e quando o Criador chama, o mínimo que a criatura deve fazer é responder sim, a exemplo de Nossa Senhora. Toda minha fraqueza e pequenez serão completadas pela Graça de Deus, pois é Ele quem nos garante: ‘Não tenhais medo’”, ressaltou.

Os ministérios de Leitor e Acólito são recorrentes na história do cristianismo. Cabe ao leitor proclamar a Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas e, ao acólito, servir o altar na distribuição da Sagrada Comunhão.

ivo-costa

No processo formativo do ministro ordenado (bispo, presbítero e diácono), tais ministérios são conferidos antes das ordens sacras, expressando sua intimidade e participação na “ceia do Senhor”, colocando-se assim ao serviço dos irmãos e imãs de fé.

Ao pré-diácono, Ivo Costa, o CCD expressa sincera estima e fraternidade, desejando-lhe um fecundo ministério a serviço do anúncio do Reino de Deus.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!