Nos dias 13 e 14 de julho de 2013, nossa Diocese, por meio do Eixo IV do Plano Pastoral [Compromisso Missionário] – ofereceu às Paróquias e suas comunidades, bem como aos padres, diáconos, religiosos e religiosas, um encontro cujo tema foi a Formação Missionária que contou com a assessoria de Pe. Savio Cordinaldesi, membro das Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Naquela ocasião, tivemos a oportunidade de refletir acerca de nosso compromisso de batizados: “anunciar o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). O objetivo da Formação foi animar, impulsionar e promover a ação missionária da Diocese de Uberlândia em prol da missão popular e permanente, a fim de conscientizar todo batizado de sua identidade e missão.
Assim, na formação missionária de julho, tivemos a participação de várias Foranias. Como resposta concreta daquele encontro, surgiu um grupo composto por 15 pessoas dispostas a formar o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano).
Desse modo, o COMIDI é “fruto” da Formação realizada no início desse segundo semestre. Desde então, o COMIDI está em fase de estruturação e capacitação de seus membros, especialmente por meio de estudo e reflexão dos documentos da Igreja no que concerne ao tema da Missão Ad Gentes, uma vez que o COMIDI tem como finalidade apoiar nossas comunidades cristãs na sua ação e animação missionárias.
Nessa fase importante de estruturação, enquanto órgão diocesano, fomos buscar melhores informações, bem como capacitação teórica e vivencial, no Centro Cultural Missionário (CCM) com sede na capital nacional, Brasília-DF, participando da “Terceira Formação Para COMIDIS e COMIPAS”. O tema deste ano é “Direitos Humanos e Relações étnicos-raciais”.
Nossa Diocese se faz presente e é representada pelos membros do COMIDI; Elci Borges e Pe. Guilherme Stort (coordenação do Eixo IV do Plano Pastoral). A Formação teve início ontem (11), Segunda-feira, e segue até o dia 15 (Sexta-feira).
De Brasília, Pe. Guilherme Stort comunicou-nos a programação do encontro:
“Discutimos ontem, (11), os “conceitos e concepções dos Direitos Humanos e das Relações etnico-raciais”, que contou com a assessoria do Pe. Dr. José André Diretor Geral. Hoje (12), o tema é marcado pelo pela conferência “Educar à igualdade e educar à diferença” ministrada pelo Prof. Paulo César Diretor Pedagógico. Amanhã (13), a agenda prevê o tema: “Missão e alteridade: reconhecimento e fraternidade” conferida pelo Pe. Jurandyr Azevedo, assessor nacional da Pastoral Afro-brasileira. Já na Quinta-feira (14), refletiremos sobre a “Animação missionária, Direitos Humanos e Relações etnicos – raciais”, cujo palestrante será Pe. Estêvão Diretor do CCM”, finalizou.
Adicionar comentário