A Diocese de Uberlândia realizou nesse domingo (08) no Salão Jubileu do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida a sua IX Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP).
As atividades tiveram início às 07h30, com o café da manhã. Em seguida, o moderador, Pe. Claudemar Silva, diretor do Centro de Comunicação Diocesano, acolheu os mais de 200 participantes, entre eles: Presbíteros, Diáconos Permanentes, Seminaristas, Consagrados, Coordenadores dos quatro Eixos de Pastoral, Delegados Paroquiais e convidados.
Dom Paulo Francisco, bispo diocesano, abriu oficialmente a IX Assembleia Diocesana agradecendo primeiramente à Comissão Organizadora da Assembleia que, ao longo dos últimos quatro anos se dedicou para que tudo ocorresse da melhor forma possível. De modo especial, agradeceu o então Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Itamar de Almeida. Além dos agradecimentos, Dom Paulo afirmou que estava confiante de que tudo seria feito com o espírito de autêntica caridade.
Pe. Manoel José Godoy, diretor executivo do ISTA (Instituto São Tomás de Aquino) de Belo Horizonte, foi o assessor convidado para conduzir os trabalhos e plenárias que ocorreram durante toda a manhã e parte da tarde. Antes do início das atividades, Pe. Manoel refletiu com os participantes os temas propostos desde a última Assembleia: Encontro com Jesus Cristo, Comunidade, Formação e Missão.
Em seguida, todos os participantes foram divididos em grupos, e cada um, de acordo com a informação já preestabelecida no crachá de recepção, dirigia-se a um dos quatro eixos de pastoral, subdivididos em grupo A e B. Nesses grupos, havia um coordenador que os incentivava a se manifestarem livremente.
Para os plenários, cada um dos participantes recebeu três cartões com cores diferentes: na cor verde, que seria levantado quando aceitassem a proposta, o amarelo, que deveria ser usado no caso de dúvida e o na cor vermelha, quando o participante não concordasse com que estava sendo proposto.
Cada uma das propostas foi dividida e apresentada de acordo com o Eixo de Pastoral a qual pertencia. Os quatro Eixos integram o novo Plano Pastoral, documento central elaborado na IX ADP e que irá vigorar no quadriênio 2015-2019, são eles: 1 – Encontro com Jesus Cristo; 2 – Renovação da Vida Comunitária; 3 – Formação Bíblico-Doutrinal e 4 – Compromisso Missionário.
Durante todas plenárias, os presentes no Salão Jubileu do Santuário tiveram a oportunidade de explicar as propostas, tirar dúvidas e colaborar com ideias e argumentações.
Em breve, as diretrizes do novo Plano Pastoral serão apresentadas pela Comissão Organizadora da Assembleia, composta pelos padres Itamar de Almeida, João Antônio da Silva Jr. e Willians Soares; pela consagrada Elba Catalina Fleita e pela secretária da Assembleia, Sra. Marcela Carvalho Santos.
Após as considerações finais, todos se dirigiram ao Santuário Diocesano para celebrarem a Missa de encerramento, presidida pelo bispo diocesano e co-presidida pelos padres presentes. Ao final, Maria do Rosário Silva, Coordenadora Diocesana da Pastoral Familiar, fez a leitura da Ata da IX Assembleia Diocesana.
Na ocasião, foi feita a transição do coordenador de pastoral: de Pe. Itamar de Almeida Machado para Pe. Geraldo Gontijo e Antônio João Júnior.
Confira alguns testemunhais dos fiéis leigos sobre a participação na IX Assembleia Diocesana:
“Achei a Assembleia muito válido. São ideias que irão contribuir muito para o desenvolvimento da Igreja, tanto religiosos, como leigos, e, principalmente, para a inclusão daqueles que hoje não estão na Igreja por não ter condições ou meios para isso. Se não podem ir à Igreja, a Igreja irá até eles. […] Proporcionar algo onde o leigo é ouvido e com o intuito de aproximar a comunidade da vida diocesana é uma experiência única e gratificante. Estou muito satisfeita por ter participado” (Hingrid Therese Ribeiro Leles – Paróquia Santa Edwiges, Luizote de Freitas, Uberlândia-MG).
“Achei muito boa, dinâmica e proveitosa, uma vez que conseguimos alavancar vários pontos para se trabalhar, tanto em nível paroquial quanto diocesano” (Martha Mendes – Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida).
“Eu sou muito feliz com nossa Igreja Particular de Uberlândia. Principalmente, quando são lançadas as sementes. E colher os frutos nem é tão urgente, pois eles podem ser colhidos fora do tempo. Mais urgente é preparar a terra” (Maria Elizabeth Ferreira Ramos – Paróquia São Pedro, Saraiva, Uberlândia-MG).
“Penso que a Assembleia é um momento propício para avaliar a caminhada diocesana em suas várias dimensões. É também uma ocasião para apontarmos, juntos – consagrados e leigos – propostas para uma ação pastoral mais efetiva através dos eixos que norteiam essa ação” (Douglas – Seminarista do curso de Teologia, Belo Horizonte-MG).
Confira o Histórico das Assembleias Diocesanas de Pastoral ao longo dos 54 anos da Diocese de Uberlãndia
[box type=”note”]
1983, realizada no Oásis – Enfoque na Justiça
Social – reforma agrária.
1985, realizada no Colégio Teresa Valsé – mesma
preocupação e a constituinte.
1987, realizada no Oásis – mesma preocupação e a
Igreja na mídia.
1989, realizada no Colégio Nossa Senhora –
Justiça Social e Direitos Humanos.
1991, realizada no Colégio Nossa Senhora –
Famílias, Formação, Comunicação e Dízimo.
1996, realizada no Colégio Nossa Senhora –
Família, Formação, Juventude, Dízimo e
Comunicação.
1999, realizada no Colégio Nossa Senhora –
foco no jubileu do ano 2000.
10/10/2004, Paróquia Nossa Senhora
Aparecida em Uberlândia é feita Santuário
Diocesano.
29/05/2011 – realizada na UFU, campus Santa
Mônica
08/11/2015 – realizada no Santuário Nossa
Senhora Aparecida; Assembleia Avaliativa e
Propositiva.
De 2015 a 2019, acompanhando as Diretrizes
Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil.
[/box]
Adicionar comentário