Diocese de Uberlândia Em Destaque

Diocese inicia segunda série de transferências de padres

A diocese de Uberlândia, por meio do seu pastor e guia, dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano, com o firme desejo de cumprir eficazmente com a missão de anunciar o Reino e para o bem do Povo de Deus, iniciará no 9 de junho a segunda série de transferências dos párocos que teve início no mês de janeiro deste ano.

Foto meramente ilustrativa
Foto meramente ilustrativa

As transferências de padres compete ao ordinário local, o bispo titular, que possui o múnus – serviço – de pastorear a porção do Povo de Deus presente em uma circunscrição eclesiástica – diocese – a ele confiada.

Os presbíteros, por sua vez, tendo recebido a Graça do Sacramento da Ordem no segundo grau, professam publicamente o voto de obediência ao bispo ordenando, bem como aos seus sucessores. Por esta razão, confiados à graça de Deus que os capacita para a missão e os encoraja no caminho, esses diletos filhos da Igreja, anunciadores da boa nova do Evangelho, se colocam solícitos às necessidades pastorais da Igreja Particular da qual fazem parte, uma vez que foram incorporados a ela pela comunhão na ordem presbiteral.

Na diocese, o primeiro evangelizador é, sem dúvida, o bispo diocesano que conta com a contribuição inquestionável de homens que se dedicam integralmente ao anúncio da Palavra e à administração dos Sacramentos aos fiéis leigos.

O presbítero incardinado em uma diocese vive a sua missionariedade na alegria de servir “aqui e acolá”, sempre atento às moções novas do Espírito do Ressuscitado. O documento conclusivo da V Conferência Episcopal Latino-Americana e do Caribe (CELAM), transcorrida em maio de 2011 na cidade de Aparecida-SP, recordava a toda a Igreja que,  “pela unção do Espírito e por sua especial união com Cristo”, a missão do presbítero é “um dom” para a comunidade (DA 193). Pela realidade batismal, a missão do presbítero faz parte da missão do povo de Deus e está a serviço dele.

Assim, todo povo presente em toda e qualquer paróquia é Povo Santo de Deus. Daí, o coração livre e desprendido do ministro ordenado será testemunho para que os corações dos fiéis, igualmente desprendidos do “homem”, se deixem atrair pelo olhar do Ressuscitado que convoca a todos: “vem e segue-me”.

O CCD – Centro de Comunicação Diocesano – no exercício de sua missão de comunicar a Boa-Nova encoraja vivamente aos fiéis leigos que acolham com espírito de fraternal solicitude cristã e estima generosa os seus novos pastores, ajudando-os, inclusive, a vivenciarem este momento tão natural e humano de desafio que caracteriza toda mudança.

Colocamo-nos, por fim, desde agora, disponíveis para informar, reiterar e ser veículo da alegria, da esperança e da fé tão necessárias no caminho da vivência cristã.

Aos senhores párocos, homens dignos e profícuos mensageiros do Cristo Senhor, reiteramos o nosso respeito, atenção filial e amizade sincera. Rogamos insistentes preces ao Pastor do rebanho que se digne abençoar e frutificar com abundantes dons e alegrias o vosso ministério presbiteral.

Confira abaixo a programação das transferências

[box]

09/06- Segunda-feira

19h30- Inicio de ministério do Pe. José de Anchieta Araújo Guerra
Local- Paróquia Nossa Senhora da Abadia – Bairro Custódio Pereira

11/06- Quarta-feira

19h30- Inicio de ministério do Pe. Rui Vieira
Local- Paróquia Santa Isabel – Bairro Jardim Patrícia

30/06 – Segunda-feira

19h30- Inicio de ministério do Pe. Hudson Inácio  de Almeida
Local- Catedral de Santa Teresinha

01/07- terça-feira

19h30- Inicio de ministério do Pe. Júlio César Urzedo Gonçalves
Local- Paróquia São Pedro – Bairro Saraiva

02/07 – Quarta-feira

19h30- Inicio de ministério do Pe. Márcio Antônio Gonçalves
Local- Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa
Bairro N. Senhora das Graças – Uberlândia

03/07 – Quinta-feira

19h30- Inicio de ministério do Pe. Rogério Antônio Alves
Local- Paróquia Divino  Espírito  Santo – Bairro Jaraguá

05/07 – Sábado

19h30- Inicio de ministério do  Pe. Joéds  Andrade de Castro
Local- Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Araguari

06/07 – Domingo

19h30- Inicio de Ministério do Pe. Olimar Rodrigues
Local- Paróquia São Judas Tadeu- Uberlândia
Bairro Presidente Roosevelt

07/07 – Segunda-feira

19h – Início do Ministério do Pe. Itamar Almeida Machado
Local – Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida

10/07- Quinta-feira

19h30- Inicio de ministério do Pe. William Eurípedes Garcia
Local- Paróquia Nossa Senhora da Abadia – Tupaciguara

11/07 – Sexta-feira

19h30 –  Início do Ministério do Pe. Marcello Sebastiano Augello
Local – Paróquia Santa Mônica

11/09 – Quinta–feira

19h30- Inicio de ministério do Pe. João Antônio da Silva Júnior – Paróquia N. S. Caminho
Local: Comunidade São Paulo

12/09- Sexta – feira

19h30 – – Inicio de ministério do Pe. Júlio César Siqueira
Local: Paróquia Bom Jesus da Cana Verde – Araguari

[/box]

10 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Que o padre Itamar seja acolhido com muito carinho por todos do santuario.
    Nós da pastoral familiar temos a honra de te-lo tido como nosso paroco durante tantos anos.
    Só temos que agradecer a Deus, por ter nos colocado uma pessoa tão sábia e generosa como ele. Aprendemos a ser igreja, e pedimos perdao se nao soubemos ama-lo como ele nos amou.
    Foi muita dedicaçao e muito trabalho,um padre que fez questão de celebrar missa todos os dia, de manha e a noite ,atendimento de segunda a domingo a todos, principalmente aos mais pobres, incansável ……homem de DEUS.

    OBRIGADO PADRE ITAMAR!

  • Venho agradecer esse que foi nosso verdadeiro pastor homem de muita Espiritualidade eu e meu bem tem muito a agradece-ló pois realizou o casamento de nosso filho mais velho e depois nossa Bodas de Prata e esperamos com a graça de Deus que realize o casamento de nosso caçula ele é especial pra nossa familia obrigada Padre Itamar por esses anos nos conduzindo com Sabedoria e pulso firme isso sim é o verdadeiro Pastor fico aqui deixando meu imenso carinho e respeito por você que sua nova casa o Sr seja acolhido com muito Amor e respeito de seus.

  • Deixamos aqui a nossa torcida para que o padre Itamar seja acolhido com muito carinho por todos do santuário Nossa Senhora Aparecida, pois nós da paróquia São Judas Tadeu durante muito tempo, tivemos a graça da sua presença em nosso meio e somos profundamente agradecidos por isso.
    Charles Chaplin disse :
    “Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha,
    porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra!
    Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha
    e não nos deixa só porque deixa um pouco de si
    e leva um pouquinho de nós.
    Essa é a mais bela responsabilidade da vida
    e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”
    Não vamos dizer adeus, mas um até breve, Padre Itamar e que
    Deus o abençoe nesta nova missão.
    Roberta Duarte (Catequista) e Lucas Duarte (coroinha)

  • Padre Itamar,

    Homem de Deus, zeloso, amoroso e super dedicado a Igreja de Jesus Cristo. Obrigado pelo sim, não imagina o bem que fez por mim e pela minha família. Obrigado!

  • Paz e bem à todos, A transferência de padres nos deixam tristes por causa do carinho, amor, dedicação, que eles sempre tem com seus paroquianos.Porem a chegada de outro padre, nos fortalece, pois temos a certeza de que temos um pastor para cuidar da suas ovelhas.Padre Hudson, Deus sempre te guiara no seu caminho,Nossa Senhora estará ao seu lado e o Espirito Santo de iluminara.Padre Joéds, seja bem vindo a Paroquia Nossa Senhora do Rosário- Araguari/MG , estamos te aguardando de braços abertos, com amor,carinho e muita fé.

    • Caríssimo, Vanderlei Lima, muito agradeço esse gesto cordial de fé, pois é com um coração confiante em Cristo, Pastor Eterno, que nós colocamos a serviço do Reino de Deus, cujo a Igreja é sinal. Também parto com o coração exposto na proteção da Virgem Mãe de Deus e Nossa!

  • Caro Padre JÚLIO CÉSAR: Seja muito bem vindo à paróquia São Pedro.Que todos os paroquianos possam te receber com muito carinho, pois, você será o nosso novo guia e pastor.Seja sempre fortalecido pela fé no ressuscitado!! Te esperamos com muita alegria!

  • Parabéns a todos os sacerdotes que estão recebendo essa nova missão. O Espírito Santo iluminará a cada nos caminhos por Ele traçados.
    Diácono Samuel

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!