Diocese de Uberlândia Em Destaque

Diocese oferece curso de novo sistema contábil para atendentes paroquiais

Representantes da Theòs Sistemas de Gestão Canônico Pastoral estão desde a última terça (02) na Diocese de Uberlândia, equipe coordenada por Marcelo Barros, para auxiliar as atendentes paroquiais, bem como aos párocos interessados, na utilização do novo sistema chamado SGCP (Sistema de Gestão Canônico Pastoral). O SCGP foi adquirido para toda a Diocese para facilitar no trabalho contábil, fiscal e também pastoral das comunidades paroquiais.

10847054_816682791706762_9722788_n

O cronograma de formação foi dividido da seguinte forma:

Dia 02/12 (terça-feira) – Forania São Paulo

Local: Salão do Regional da Matriz – Senhor Bom Jesus da Cana Verde- Araguari

Dia 03/12 (quarta-feira) – Forania São Marcos e São Lucas

Dia 04/12 (quinta-feira) – Forania Santa Teresinha e São Mateus

[box type=”info”]

Dia 05/12 (sexta-feira) – Forania São João Evangelista e São Pedro

Local: Salão do Santuário N.S.Aparecida – Uberlândia

[/box]

O curso teve início às 9h e encerramento às 17h. Dom Paulo Francisco esteve presente na abertura e assegurou a todos a respeito da importância de se utilizar o programa. O bispo diocesano destacou ainda a necessidade da informatização atual, reforçando que a Igreja, colocando em primeiro lugar o compromisso com Reino de Deus, deve se ajustar às novas tecnologias e também às normas e exigências legislativas.

Marcelo Barros conversou com o ELODAFE a respeito do programa. Confira.

[box]

ELODAFE: Marcelo, quais são as principais mudanças que o SGCP (Sistema de Gestão Canônico Pastoral) trará para as paróquias?

Marcelo: Uma das grandes mudanças que o SGCP vem trazendo é a integração dos dados. Você pode integrar todos os dados da diocese em um único banco de dados, caso seja pedido pela diocese, e também a facilidade na integração dos dados contábeis. Então há uma maior facilidade de a Cúria fazer seus relatórios de prestação de contas com a Receita Federal, então isso vai ajudar e muito. Já enquanto parte pastoral, todos os seus arquivos, relatórios, tudo o que compete a livros estarão em um arquivo digital, podendo ter um registro a mais além do físico. E temos várias outras ferramentas dentro do sistema como a parte de planejamento, calendários, intenções de missas atendendo então todo o âmbito paroquial e também o financeiro que vai auxiliar e muito a vida das secretárias.

10699251_817188484989526_543736562_n

ELODAFÉ: Marcelo, no decorrer das formações que são oferecidas, não só por você, mas por toda equipe comercial, quais são as principais dificuldades que são apresentadas pelas secretárias e também pelos padres ao tomarem conhecimento do programa?

Marcelo: Uma das grandes dificuldades é a explanação do sistema. Alguns padres ainda não tem uma mente tão aberta para adquirir um computador, ainda hoje existem paróquias que ainda não possuem um desktop. Então, a primeira dificuldade é estrutural, já pra outros está na aceitação de algo novo. Estão tão acostumados com aquela rotina que quando chega algo novo já conclui que não dará certo na sua respectiva paróquia. Uma questão que não é tão relevante, mas que em alguns casos ainda pesa é a financeira. Alguns presbíteros falam assim: “Nossa, mas mais um custo pra mim?”. Mesmo que o nosso sistema tenha um custo baixo, esse fator ainda é levado muito em consideração.

[/box]

Marcelo Barros ainda ressaltou que a Theòs é o sistema padrão de 88 dioceses do Brasil: “todas as Paróquias das determinadas dioceses utilizam o sistema, como já está sendo o caso da Diocese de Uberlândia. Aqui, serão 47 paróquias, todas elas utilizarão o SGCP”, informou. Além do Brasil, a empresa está presente também nos Estados Unidos, na Diocese de Luanda na Angola, e, recentemente, uma Paróquia de Cabo Verde também solicitou os serviços.

10836266_817188648322843_1488491042_n

Para saber mais sobre a Theòs – Sistemas de Gestão Canônico Pastoral, basta acessar o link do seu vídeo institucional – https://www.youtube.com/watch?v=ytLU3G94J1U.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!